Eslováquia: após vitória, partido de Robert Fico busca coalizão

Fonte: Wikinotícias

1 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na Eslováquia, o vencedor das eleições parlamentares realizadas no fim de semana está iniciando conversações de coligação para formar um governo.

O vencedor Robert Fico é contra a ajuda militar da UE à Ucrânia. O slogan do partido, “Nem uma única rodada”, para a vizinha Ucrânia, ressoou na Eslováquia, uma nação de 5,5 milhões de habitantes.

“Não estamos mudando o fato de estarmos preparados para ajudar a Ucrânia de uma forma humanitária”, disse o pró-Rússia Fico, que os analistas consideram inspirado pelo primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, um opositor ao compromisso da UE em armar a Ucrânia.

Fico disse que a Eslováquia, membro da OTAN, tem problemas maiores do que a questão da Ucrânia, incluindo os preços da energia e o custo de vida, mas acrescentou que o seu partido SMER-SSD fará todo o possível para iniciar conversações de paz.

O partido de Fico poderá manter conversações de coligação com o partido esquerdista HLAS, que ficou em terceiro lugar com quase 15% dos votos, juntamente com o Partido Nacional Eslovaco, nacionalista e pró-Rússia.

O partido liberal da Eslováquia, Progresivne Slovensko, ficou em segundo lugar na votação de sábado, com quase 18% dos votos, e quer manter o rumo do apoio à Ucrânia.

A resistência à ajuda à Ucrânia também está ganhando força nos corredores do Congresso dos EUA. Os apoiantes da Ucrânia dizem que não desistirão depois de um projeto de lei para impedir a paralisado do governo ter excluído o pedido do presidente Joe Biden de fornecer mais dinheiro à Ucrânia.

Fontes