Escola de Sargento das Armas realiza a Semana da Artilharia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikipedia-logo-v2.svg

Três Corações/MG • 10 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

No dia 10 de junho, o Exército Brasileiro comemora o Dia da Arma de Artilharia, e, no período de 7 a 11 de junho, a Escola de Sargento das Armas realiza a Semana da Artilharia.

Dentre as atividades comemorativas, podem-se destacar alvorada festiva, formatura, exposição de materiais, cultos religiosos, palestra sobre a Arma e a Prova Artilheiro de aço.

Além disso, nesta quinta-feira, ocorre a inauguração do Espaço General Magarinos, mural que homenageia o General de Divisão Geraldo Magarinos de Souza Leão, oriundo da Arma de Artilharia, ex-comandante da ESA e autor do famoso poema Se, o qual é datado de 1957 e compõe o arcabouço das tradições artilheiras.

A Artilharia tem como patrono o Marechal Emílio Luís Mallet, Barão de Itapevi, nascido em 10 de junho de 1801. Marechal Mallet ficou conhecido pela bravura e liderança demonstradas, enquanto lutou bravamente na Guerra contra Oribe e Rosas (1851-52) e contra Aguirre (1864). Foi, ainda, na Campanha da Tríplice Aliança (1865-70), no comando do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, que mostrou as qualidades de líder incontestes.

Fontes[editar | editar código-fonte]

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit