Equador: Presidente Lasso viajará aos Estados Unidos por motivos de saúde

Fonte: Wikinotícias

23 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente do Equador, Gillermo Lasso, viajará aos Estados Unidos nesta quarta-feira, "uma intervenção médica", e estará de volta a Quito em 28 de maio, informaram fontes oficiais.

"Amanhã, após o Informe à Nação, o presidente Guillermo Lasso viajará aos Estados Unidos para uma intervenção médica", informou o gabinete da presidência por meio de mensagem nas redes sociais. "No domingo, 28 de maio, ele retornará ao país. Esta viagem foi levada ao conhecimento do Tribunal Constitucional."

Na carta enviada pelo presidente ao presidente da Corte Constitucional do Equador, Alí ​​Lozada, Lasso explica que se ausentará "por assuntos pessoais, de 24 de maio à tarde a 28 de maio de 2023".

O presidente acrescentou que, por se tratar de um assunto extraoficial, todas as despesas serão custeadas por ele.

Lasso dissolveu a Assembleia Nacional em 17 de maio ao abrigo de um decreto, com o qual devem ser antecipadas as eleições legislativas e presidenciais. A medida foi tomada um dia depois de apresentar sua defesa diante das câmeras em um processo de impeachment contra ele.

O presidente enfrentava um processo por suposta peculato relacionado a um contrato na empresa Flota Petrolera Ecuatoriana (Flopec). A dissolução da Assembleia evitou esse caminho de acusação.

Fontes