Entrevista com Evonne Amaka, representante da PEPFAR

Fonte: Wikinotícias

30 de novembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Logotipo da PEPFAR
Logotipo da PEPFAR, iniciativa dos Estados Unidos para combate da AIDS

Segundo dados de 2018 da UNAIDS, o escritório para combate a SIDA/AIDS das Nações Unidas, em Angola houve um aumento de 33% nas mortes desde 2010, de 10.000 mortes para 14.000 mortes.

O número de novas infecções pelo HIV também aumentou, de 26 mil para 28 mil no mesmo período.

As mulheres são desproporcionalmente afetadas em Angola: dos 300 mil adultos que vivem com HIV, 200 mil (66,67%) eram mulheres. As novas infecções entre mulheres jovens de 15 a 24 anos foram mais do que o triplo daquelas entre homens jovens: 6.800 novas infecções entre mulheres jovens, em comparação com 1.900 entre homens jovens.

O tratamento do HIV foi maior entre os homens do que entre as mulheres, com 30% dos homens adultos em tratamento, em comparação com 27% das mulheres adultas.

O PEPFAR (iniciativa dos Estados Unidos contra a AIDS) tem investido em Angola desde 2007. A representante estadunidense do programa, dra. Evonne Amaka, falou com a agência Voz da América sobre esse programa.

Entrevista

Entrevistador: Como descreveria o impacto do PEPFAR em Angola?

Evonne Amaka: Acho que a cada ano, nos últimos 13 anos, fomos capazes de aumentar nosso apoio ao financiamento e aumentar nosso impacto. Nomeadamente nos últimos dois anos, especificamente, saímos da província de Luanda, onde temos raízes profundas no trabalho com muitas unidades de saúde, bem como com muitas comunidades e parceiros e percebemos a necessidade no interior do país. Atualmente o PEPFAR trabalha em quatro províncias. E o impacto tem sido fantástico, à medida que nos envolvemos mais profundamente nas províncias e continuamos a ajudar a fortalecer a capacidade das unidades de saúde. Continuamos a engajar a comunidade para assegurar que o seu conhecimento sobre HIV aumente.
Mapa: casos de AIDS por país

   Menor que 0,1%

   0,1–0,5%

   0,5–1%

   1–5%

   5–15%

   15–50%

   Sem dados

Entrevistador: Pelo que descreveu, é possível que Angola receba fundos extra para enfrentar este desafio?

Evonne Amaka: O PEPFAR continua a monitorar o impacto anualmente em todos os países que apoiamos, incluindo Angola. Por exemplo, em 2018, o financiamento diminuiu ligeiramente e, ao sair de Luanda, tivemos a sorte de sermos capazes de defender financiamento adicional e, portanto, o nosso financiamento aumentou em cinco milhões, de 10 milhões para 15,7 milhões de dólares.

Entrevistador: Dados de 2018 mostram que 330 mil pessoas em Angola vivem com SIDA. De acordo com as Nações Unidas, desse número, 42% sabiam do seu estado e 27% estavam em tratamento. O que vê como principais obstáculos para aumentar a porcentagem de pessoas conscientes do seu estado e sob tratamento? E também, qual é o maior obstáculo na prevenção de novas infeções?

Evonne Amaka: Sim, tocaste num ponto muito importante e, na verdade, num ponto crítico do PEPFAR e da parceria com governos nos países onde trabalhamos. O PEPFAR continua a impulsionar e fortalecer a estratégia 90-90-90 da Organização Mundial da Saúde. Esta estratégia visa garantir que 90% de todas as pessoas que vivem com HIV conheçam o seu estado, que 90% de todas as pessoas diagnosticadas recebam o tratamento e que 90% de todas as pessoas em tratamento obtenham o que chamamos de supressão viral, a menor quantidade de vírus HIV no corpo, de modo que eles se tornem não detectáveis, tão baixos que parece que o vírus é mínimo no seu sangue e corpo.

Os números de 2018 estão bem abaixo dos 90%, e as ações que tomamos é para garantir que aumentamos o conhecimento e a consciência do povo de Angola sobre o seu estado serológico. As nossas ações e atividades fazem parte do que chamamos de assistência técnica e capacidade de suporte, garantindo que aqueles que administram o tratamento, administram os testes, tenham a melhor formação, que entendam o vírus e como ele funciona, que eles sejam capazes de se comunicar com aqueles que precisam ser testados, para receberem o tratamento na comunidade e nas instalações da melhor forma possível.

Entrevistador: Qual é o progresso nesse foco particular, da transmissão vertical nessas comunidades?

Evonne Amaka: O PEPFAR tem o que chamamos de abordagem focada na família. Mais de 50% das mulheres em Angola dão à luz em casa. Portanto, encontrar mulheres grávidas e apoiá-las na comunidade, testá-las e vinculá-las aos cuidados é o nosso maior objetivo. Este ano, com o financiamento que mencionei em 15,7 milhões de dólares, pretendemos alcançar muitas unidades de cuidados pré-natais. Isso significa preencher a lacuna, fortalecer os vínculos entre essas unidades de saúde e a comunidade e testar e tratar para melhorar a capacidade técnica.
Cazuza
O cantor brasileiro Cazuza morreu em decorrência da AIDS

Entrevistador: Tem alguma história de sucesso?

Evonne Amaka: Com o programa Mães para Mães, que começou na África do Sul e agora alcançou muitos países, acredito que até nove, incluindo Angola, descobrimos que a mentoria de mulheres soropositivas para outras mulheres tem sido extremamente bem-sucedida. E então essas mulheres vão para as comunidades, elas não ficam sentadas atrás da mesa, simplesmente esperando que outras mulheres positivas se aproximem delas. Em vez disso, elas saem e tentam encontrar e identificam-se com essas mulheres. Elas identificam-se com os seus desafios, com seus medos, o estigma e a discriminação que podem sentir. Elas também encontram assim um grupo de apoio, um grupo de mulheres com ideias semelhantes que lidam com questões semelhantes, mas ao mesmo tempo continuam a viver bem e a controlar a sua doença.

Entrevistador: Tem histórias de crianças que nasceram livres do HIV-SIDA?

Evonne Amaka: Sim. Acho que é uma prova do trabalho árduo das mulheres e do seu desejo de ter um filho negativo. Portanto, a maioria das crianças que nasceram dentro do nosso programa e dentro do país, em parceria com o programa nacional, nasceram HIV negativos.

Entrevistador: O seu trabalho envolve muito trabalho de campo. Qual é o impacto que a COVID-19 está a causar?

Evonne Amaka: Do ponto de vista médico, bem como pessoalmente, para muitas famílias nos últimos seis a nove meses, acho que o que vimos ao abordar as necessidades das pessoas seropositivas em Angola é uma resiliência. Tem homens, mulheres e crianças ligando para se informar, isso é uma consciência ampliada e mostra a importância que eles dão à sua saúde, ao que pode acontecer. E então tivemos que ser muito inovadores e criativos com os nossos parceiros para ter certeza de que as pessoas que precisavam de medicamentos os recebiam.

Tem sido um desafio financeiro. É um fardo financeiro para o sistema de saúde. Apesar disso, os programas e serviços de HIV continuaram. Fizemos parcerias com outras organizações de outros países fronteiriços para que possamos continuar a atender às necessidades dos clientes e pacientes.

Fontes