Entrega de sistemas de defesa aérea e mísseis é prioridade da Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

6 de janeiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse na quinta-feira que a prioridade número 1 da Ucrânia é a entrega de sistemas de defesa aérea e mísseis adicionais, porque muitos locais ucranianos foram submetidos a bombardeios russos e ataques de mísseis e drones.

Falando no seu discurso diário, Zelenskyy também disse que os pacotes de apoio “para os nossos guerreiros”, consistindo de artilharia, equipamento de guerra electrónica e drones, também são uma prioridade máxima.

Zelenskyy disse que a Rússia está a tentar quebrar o espírito da Ucrânia, ameaçando a destruição do seu sector energético, que o presidente descreveu como "os alicerces da nossa vida".

Entretanto, o Ministério da Defesa britânico disse sexta-feira no seu relatório diário de inteligência sobre a Ucrânia que o combate terrestre durante a última semana manteve uma linha de frente estática para a Ucrânia, mas também incluiu algumas perdas. No centro de Donetsk, disse o ministério, Avdiivka “ainda é fortemente contestada”, mas as forças russas em Marinka finalmente avançaram para a periferia oeste da cidade “após nove anos de combate na área”.

Entretanto, no sul da Ucrânia, o ministério disse que as forças aerotransportadas russas “muito provavelmente fizeram progressos mínimos” no desalojamento da cabeça de ponte ucraniana na margem oriental do Dnipro, perto da aldeia de Krynky.

Fontes