Saltar para o conteúdo

Entraram em vigor regras mais rigorosas da UE para combater o tráfico de seres humanos

Fonte: Wikinotícias
Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas

13 de julho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em 14 de julho, a diretiva revista da UE relativa à luta contra o tráfico de seres humanos entra em vigor com regras mais rigorosas para combater o tráfico de seres humanos. A diretiva revista introduz uma criminalização mais rigorosa e prevê instrumentos mais sólidos para as autoridades públicas investigarem e reprimirem novas formas de exploração, incluindo as que ocorrem em linha, e assegurarem uma melhor assistência e apoio às vítimas.

Por exemplo, o direito nacional terá de qualificar como tráfico a exploração da maternidade de substituição, do casamento forçado e da adoção ilegal. Quem utilizar conscientemente os serviços prestados pelas vítimas de tráfico cometerá uma infração penal. A utilização da Internet, dos telemóveis inteligentes e dos computadores será considerada uma circunstância agravante quando utilizada para fins de exploração sexual e poderá conduzir a sanções mais pesadas.

A diretiva revista assegurará que todos os países da UE unam forças e abordem as questões emergentes de forma harmonizada. Nomearão coordenadores nacionais da luta contra o tráfico de seres humanos e terão de adotar e atualizar regularmente os planos de ação nacionais. Os Estados-Membros da UE dispõem de dois anos (até 15 de julho de 2026) para transpor estas novas regras para o seu direito nacional.

A Diretiva Antitráfico da UE está em vigor desde 2011. A diretiva revista baseia-se numa proposta apresentada pela Comissão em 19 de dezembro de 2022.