Entrada da Venezuela no Mercosul não prejudica acordo do bloco com Israel, diz Shimon Peres

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

13 de novembro de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente de Israel, Shimon Peres, disse ontem (12), ao participar de uma cerimônia na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) que não acredita que o acordo comercial entre o Mercosul e Israel vá ser prejudicado com a possível entrada da Venezuela no bloco. As relações de Israel com a Venezuela estão estremecidas desde o conflito na Faixa de Gaza entre palestinos e israelenses, quando o presidente venezuelano, Hugo Chávez, criticou duramente as ações das Forças Armadas israelenses.

Segundo Peres, o Mercosul não deverá adotar as iniciativas de Chávez. "Acredito que ele é que terá que adotar a política do Mercosul que é uma política de cooperação e não uma política de ódio". Peres disse estar muito satisfeito com o Brasil por ter aberto o Mercosul para Israel e reitereou que Chávez deve "chegar a um acordo mundial, porque o mundo não vai seguir o seu exemplo".

O chefe de Estado israelense ainda comentou, de forma bem-humorada, os problemas energéticos venezuelanos. "Sei que Hugo Chávez é um homem muito especial. Aliás, há um ponto em que concordo com ele. Como, por exemplo, que você não deve pensar quando está tomando banho, porque gasta água".

Peres também voltou a fazer críticas ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que teria financiado o Hezbolah. Em sua opinião, "uma organização terrorista", que dividiu a Autoridade Palestina. Mas acrescentou que, embora considere Ahmadinejad, um líder "que não tem mensagem positiva para o futuro, Israel deveria tentar um acordo de paz com o Irã".

No final de sua entrevistas aos jornalistas, o presidente de Israel afirmou que o Brasil pode ajudar nos acordos de paz no Oriente Médio. "O Brasil tem hoje uma voz especial que é respeitada em todo o mundo". Depois do evento na Fiesp, Peres iria receber uma homenagem no Clube Hebraica, em São Paulo.

Fontes