Empresa anuncia projeto de avião hipersônico

Fonte: Wikinotícias

6 de fevereiro de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Isso parece incrível para os padrões atuais, mas eu não vejo porque as gerações futuras não poderão fazer viagens diárias à Austrália.
— Alan Bond, chefe da Reaction Engines

A empresa Reaction Engines de Oxfordshire, Inglaterra, anunciou recentemente o projeto do avião hipersônico A2 capaz transportar 300 passageiros, alcançando uma velocidade de 5 mil quilômetros e com autonomia de vôo de 20 mil quilômetros. O avião terá uma versão operacional daqui a 25 anos.

Com 143 metros de comprimento, aproximadamente o dobro de um Airbus A380, será o primeiro objeto feito pelo homem a voar constantemente na atmosfera terrestre atingindo tal velocidade.

Estima-se que o preço de uma passagem no A2 custe o equivalente às passagens de primeira-classe na Inglaterra, em torno de £3,500 (US$6,900), embora seja possível que o preço venha a cair no futuro. Um vôo da Europa à Austrália duraria menos de 4 horas e 40 minutos.

O avião não terá janelas, devido aos problemas com a temperatura produzidos em alta-velocidade, como compensação os projetistas deverão colocar televisores onde estariam as janelas para dar a sensação de se ver o exterior.

O jato também utiliza um motor impulsionado por hidrogênio líquido, combustível que se usa habitualmente nos foguetes, que libera água e óxido nitroso.

Fontes