Embaixadora dos EUA visita Whelan na prisão russa

Fonte: Wikinotícias
Paul Whelan

14 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O embaixador dos EUA na Rússia visitou na quarta-feira Paul Whelan, um ex-fuzileiro naval que cumpre pena de 16 anos por espionagem, acusações que ele nega. A Embaixadora Lynne Tracy enfatizou a Whelan durante a reunião que a administração Biden estava empenhada em garantir a sua libertação, disse o Departamento de Estado.

Whelan foi preso em 2018 e condenado em 2020. Tanto Whelan quanto o governo dos EUA negam que ele seja um espião. Os EUA afirmam que Whelan e o repórter do Wall Street Journal, Evan Gershkovich, foram detidos injustamente.

“A Embaixadora Tracy se encontrou com Paul Whelan hoje cedo. Foi uma visita consular”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, aos repórteres em uma coletiva de imprensa.

“Acreditamos que Paul continua a mostrar uma coragem tremenda face à sua detenção injusta. A embaixadora Tracy reiterou-lhe que o presidente [Joe] Biden e o secretário [de Estado Antony] Blinken estão empenhados em trazê-lo para casa”, disse Miller.

Tracy também se encontrou com Gershkovich três vezes nos últimos meses. Tal como Whelan, ele nega as acusações de que trabalhava disfarçado como espião, recolhendo informações contra a Rússia.

Miller não quis abordar os rumores de uma potencial troca de prisioneiros envolvendo Vadim Krasikov, um assassino condenado preso na Alemanha, por Whelan. A administração Biden negociou duas trocas de prisioneiros com a Rússia.

Fontes