Em visita a SP, Shimon Peres critica Ahmadinejad

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

13 de novembro de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em visita a São Paulo nesta quinta-feira (12), o presidente de Israel Shimon Peres criticou o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, em duas oportunidades: na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), falando em inglês, e em uma cerimônia na Associação Hebraica, onde falou sua língua natal e foi bastante aplaudido.

As principais críticas do presidente de Israel a Ahmadinejad se referem ao fato de ele ter negado a existência do Holocausto e de poder estar investindo na fabricação de bombas nucleares.

“Se eles [iranianos] não vão produzir uma bomba nuclear, por que estão investindo tanto dinheiro na construção de mísseis que carregam bombas nucleares? Eles têm um grande número de desempregados. Por que gastam dinheiro nisso?”, disse Peres, na Fiesp.

Mais tarde, na Associaão Hebraica, Peres voltou a fazer referência a Ahmadinejad (sem dizer o seu nome, no entanto), reforçando que o presidente do Irã - que virá ao Brasil ainda este mês - “não tem uma mensagem para o futuro” e “não diz a verdade”.

“Agora também ele é um grande historiador. Ele nega o Holocausto. Ele conhece muito. E a quem ele quer convencer?”, ironizou Peres.

A comunidade judaica organizou uma manifestação para o próximo domingo, na Praça dos Arcos, próxima do cruzamento da Avenida Paulista com a Consolação, em São Paulo, para protestar contra a visita do presidente do Irã ao Brasil.

Shimon Peres também fez muitos elogios ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, dizendo que ele é “um dos maiores líderes do mundo”. Para o presidente de Israel, Lula pode ajudar nos acordos de paz no Oriente Médio. Peres também afirmou que vai receber a visita de Lula em Israel em março do próximo ano.

Em São Paulo, o presidente de Israel também participou de um almoço com o governador José Serra e de um breve encontro com o jogador Ronaldo, do Corinthians.

Fontes