Em greve, agricultores da Índia realizam rodada de negociações com governo

Fonte: Wikinotícias

19 de fevereiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os líderes agrícolas e funcionários do governo da Índia concluíram uma quarta rodada de negociações na segunda-feira.

O Ministro do Comércio, Piyush Goyal, disse que o governo está oferecendo dinheiro de apoio para várias culturas durante cinco anos. Goyal disse que não haverá limite para a quantidade de culturas.

Os líderes agrícolas devem agora consultar os agricultores da Índia para decidir se aceitam o plano.

No início deste mês, a polícia na Índia disparou bombas de gás lacrimogéneo contra centenas de agricultores que marchavam em direção à capital, Nova Deli, num protesto em massa exigindo garantias nos preços das colheitas.

Em alguns locais de protesto, o serviço de internet móvel foi suspenso e as contas das redes sociais foram bloqueadas.

Liderados por agricultores dos estados de Punjab e Haryana, no norte da Índia, os manifestantes disseram que o governo não cumpriu as promessas de 2021.

Novas manifestações estavam marcadas para essa segunda-feira, mas esses planos foram suspensos quando os líderes agrícolas se reuniram com os funcionários do governo.

Os agricultores também querem que o governo cumpra as promessas que fez de duplicar os seus rendimentos, de conceder pensões aos agricultores e de renunciar aos empréstimos contraídos por eles.

Os agricultores dizem que a agricultura já não é viável porque os preços das colheitas não acompanharam o aumento dos custos gerais, como fertilizantes, combustível e sementes. Eles também dizem que o rendimento das colheitas tornou-se mais incerto devido à crescente frequência de eventos climáticos extremos.

Fontes[editar | editar código-fonte]