Eleitores no Gabão vão às urnas nas eleições presidenciais e legislativas

Fonte: Wikinotícias
[[Ficheiro:|150px|alt=|Albert Ondo Ossa]]
Ali Bongo
Albert Ondo Ossa

26 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os eleitores no Gabão começaram a ir às urnas no sábado para eleger um novo presidente, legisladores e conselhos locais que os políticos da oposição esperam que quebrem o domínio da família Bongo no poder há mais de cinco décadas.

O atual presidente, Ali Bongo, busca um terceiro mandato. Ele é o líder do país desde 2009. Antes disso, seu pai liderou o país centro-africano rico em petróleo.

“O Gabão não é propriedade dos Bongos”, disse Albert Ondo Ossa, um dos principais rivais de Bongo na corrida presidencial de 14 candidatos.

Ainda na semana passada, Ondo Ossa tornou-se candidato do principal grupo de oposição na corrida presidencial, o Alternance 2023.

Uma recente mudança na votação deste ano revelou-se controversa, com os críticos a dizerem que a nova medida dá uma vantagem injusta ao Partido Democrático Gabonês, no poder. Com a mudança, o voto em um deputado local será automaticamente um voto no candidato presidencial do deputado. Os críticos dizem que a mudança levará a um “voto injusto”, uma vez que Ossa não é apoiado por um único partido.

Fontes