Eleições na Guatemala: candidato do partido Semilla lidera pesquisas

Fonte: Wikinotícias

17 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A pouco mais de um mês do primeiro turno das eleições presidenciais na Guatemala, o candidato do partido Semilla, Bernardo Arévalo, deixou de ser uma surpresa nessa disputa para liderar as pesquisas para as eleições decisivas do próximo domingo.

Os guatemaltecos terão que decidir entre Arévalo, de centro-esquerda, e a ex-primeira-dama social-democrata Sandra Torres, do partido Unidade Nacional, que pela terceira vez aspira a se tornar presidente deste país centro-americano.

Apesar de Torres ter obtido o apoio dos eleitores em 17 dos 22 distritos do país no primeiro turno, o partido Semilla de Arévalo conquistou 23 cadeiras no Congresso.

Arévalo, que venceu a Cidade da Guatemala e outros grandes centros urbanos, como Sacatepéquez e Quetzaltenango, saiu para buscar o voto das comunidades rurais.

Uma pesquisa do pesquisador Cid Gallup divulgada na quarta-feira, realizada entre 4 e 13 de agosto com 1.819 guatemaltecos maiores de idade e aptos a votar em todo o país, previu que Arévalo obteria 61% contra 39% de Torres.

Um segundo inquérito apresentado pela empresa Innovem, assegura que a intenção de voto é a favor de Torres com 47,67%, contra Arévalo com 44,87%. A amostra tem 95% de confiança e foi coletada entre os dias 10 e 15 de agosto.

Uma terceira pesquisa, divulgada na noite de quarta-feira pelo jornal Prensa Libre, mostra uma intenção de voto de 64,9% em Arévalo, contra 35,1% em Torres.

Fontes