Eleições 2020: no Brasil, ataques hackers ao TSE têm características da extrema direita, afirma pesquisador

Fonte: Wikinotícias

17 de novembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ataque ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante o primeiro turno das eleições municipais de domingo (15) e a demora na contagem dos votos foram amplamente utilizados pela extrema-direita para questionar a legitimidade do processo eleitoral brasileiro.

No entanto, Luís Roberto Barroso (Luís Roberto Barroso), presidente e ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que o ataque nada teve a ver com a eleição. Uma investigação da SaferNet, empresa que colabora com o Ministério Público Federal, apontou que a ofensiva foi coordenada com o objetivo de "difamação da justiça eleitoral".

Para o sociólogo, pesquisador de redes digitais e professor Sérgio Amadou, ataques coordenados que tentam desacreditar o sistema democrático são característicos da extrema-direita no mundo — ou seja, tudo mostra que o ataque ao TSE vem do presidente.

“Pode ser que a extrema direita tenha promovido um ataque. Isso precisa ser verificado, mas a extrema-direita no mundo tem mostrado intolerância à democracia. No que diz respeito ao Brasil, eles querem desacreditar o processo democrático”, disse o professor.

Segundo ele, embora não tenha sido determinado quem atacou o sistema do TSE, a abordagem "hacking" é amplamente utilizada por quem questiona o sistema, assim como o presidente e os seus seguidores.

“Quem está interessado nisso? Interessa grupos que querem vencer de qualquer maneira, querem impor o seu poder, defender o autoritarismo, desprezar a democracia e cultuar as vantagens de ser mais capaz de invadir o sistema. Quem venera essa violência? Direita”, especialistas enfatizaram.

Embora concorde não haver risco ao resultado das eleições, Amadeu critica o presidente do TSE por não ter sido mais transparente ao explicar os ataques e quais as consequências.

“Não há mal nenhum de um jurista como o Barroso não entender de tecnologia. Ele tem que chamar as pessoas que entendem para explicar de maneira correta. Ontem foi um festival de desinformação”, opinou.

A Polícia Federal (PF) abriu investigação, em sigilo, para o caso. O ministro da Justiça, André Mendonça, afirma que a pasta colabora com o TSE na busca por informações do ataque e que não há “qualquer indicativo de prejuízo ao pleito eleitoral”.


Notícia Relacionada

Fonte