El Salvador começará a processar centenas de supostos membros de gangues

Fonte: Wikinotícias

18 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Diferentes tribunais de justiça de El Salvador continuarão esta semana os processos para manter em prisão preventiva centenas de pessoas recentemente presas por suspeita de pertencerem a estruturas de gangues e de cometerem crimes graves.

Isso é apenas uma fração das quase 12.000 pessoas que foram detidas sob o regime de emergência declarado pelo presidente Nayib Bukele no final de março após uma onda de violência de gangues que deixou 87 mortos em 72 horas nas ruas e bairros do país.

O número foi anunciado pelo próprio Bukele em uma mensagem no Twitter em 15 de abril: "Mais de 12.000 terroristas capturados em apenas 21 dias".

Organizações não governamentais que integram o Movimento 'Alianza El Salvador en Paz' denunciam excessos das autoridades nas operações que realizam em comunidades e alegam que todos os presos não são criminosos.

“Deste universo de prisões há 25% de pessoas inocentes e que não merecem ser tratadas de forma tão indigna”, disse Ingrid Escobar, representante da organização. “Temos acordos internacionais assinados por El Salvador.”

No entanto, do partido no poder, o deputado Francisco Villatoro disse que as dúvidas sobre prisões arbitrárias serão resolvidas na Justiça.

“A realidade atual é que queremos realizar o maior número de prisões e isso deve ser enfatizado que são pessoas que estão sendo presas porque estão cometendo crimes”, declarou Villatoro.

O Estado de exceção, ratificado no Congresso com uma série de modificações nas leis, foi duramente criticado por ativistas e entidades de direitos humanos.

Algumas das reformas incluem uma mudança de 72 horas para duas semanas de detenção para prisões sem acusações, aumentando a pena máxima para membros de gangues de 9 para 45 anos de prisão e punindo a divulgação de mensagens de gangues na mídia.

Os Estados Unidos também reagiram às ações de combate à violência em El Salvador.

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse em uma mensagem que “os Estados Unidos continuam a apoiar El Salvador na redução da proliferação de gangues e insta o Estado a respeitar as liberdades civis, incluindo a liberdade de imprensa.”

Fontes