Egito e Turquia enviam embaixadores um ao outro após 10 anos

Fonte: Wikinotícias

4 de julho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Egito e Turquia enviam embaixadores um ao outro pela primeira vez em 10 anos. O Egito e os ministérios das Relações Exteriores da Turquia anunciaram isso em uma declaração conjunta no dia 4.

A declaração disse que Amr Al-Hammamy foi nomeado embaixador egípcio em Ancara, na Turquia, e a Turquia nomeou Salih Mutlu Sen como embaixador no Cairo.

O ministro das Relações Exteriores turco disse em entrevista coletiva logo após o anúncio que a nomeação do embaixador é um marco importante na normalização das relações entre os dois países.

Além disso, disse que a relação entre os dois países vai "melhorar rapidamente na política, na economia e em todos os campos" a partir de agora, e que essa é "a vontade do nosso presidente e do governo".

As relações entre os dois países começaram a se deteriorar em 2013, depois que os militares egípcios derrubaram o então presidente Mohamed Morsi, membro da Irmandade Muçulmana apoiada pela Turquia.

Desde então, Egito e Turquia não tiveram embaixadores entre os dois países, mas após discutirem a normalização das relações em 2021, concordaram em reestabelecer a relação em maio.

Fontes