Saltar para o conteúdo

Educação infantil é insuficiente em mais de 80% dos países africanos

Fonte: Wikinotícias

16 de junho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 


De acordo com o Unicef, apenas nove em cada 49 países africanos – menos de 1 em cada 5 – investiram ao menos 20% de seu orçamento público na Educação. Investir pelo menos 20% do seu orçamento anual em Educação é uma das recomendações do Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

"A educação é fundamental para a construção de capital humano para a prosperidade no continente", apontou o Unicef, reforçando que deixar as crianças incapazes de adquirir as competências fundamentais necessárias impede que elas e os seus países prosperem no futuro. Segundo a ONG, quatro em cada cinco crianças africanas de 10 anos de idade é incapaz de ler e compreender uma história simples e atualmente há mais de 100 milhões de crianças em idade escolar primária e secundária fora da sala de aula em todo Continente Africano.

Prioridade ao Ensino Superior

"Os governos da África gastam cerca de 2% dos seu orçamento para na Educação Pré-Escolar, enquanto 20% para o Ensino Superior. 13 dos 40 países com dados disponíveis não investiram quaisquer recursos na Educação Pré-Escolar, enquanto o ensino superior continua a ser excessivamente priorizado", criticou a organização, adicionando que são necessários anualmente cerca de 183 mil milhões de dólares para a educação das crianças.

Fontes[editar | editar código-fonte]