Economia dos EUA encolhe 1,4% nos últimos três meses

Fonte: Wikinotícias

28 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A economia dos EUA encolheu 1,4% nos primeiros três meses de 2022 em comparação com um ano atrás, informou o governo na quinta-feira, levantando temores de que a maior economia do mundo possa enfrentar uma recessão.

A desaceleração é a primeira desde que a recessão do coronavírus terminou em abril de 2020, um período em que milhões de trabalhadores foram demitidos e muitas empresas fecharam suas portas ou reduziram drasticamente suas operações.

A maioria dos economistas dos EUA, no entanto, acredita que a economia dos EUA é resiliente e projeta que pode retomar um crescimento modesto no período de abril a junho, embora alguns analistas sugiram que uma recessão não pode ser descartada.

Analistas econômicos disseram que o declínio no primeiro trimestre foi causado em parte por um déficit comercial cada vez maior, o que significa que os EUA importaram muito mais bens do que exportaram. As empresas acumularam rapidamente seus estoques no final de 2021, mas diminuíram o ritmo no início de 2022. A ajuda do governo para combater os efeitos do coronavírus e impulsionar a economia também terminou em grande parte.

Embora o crescimento do emprego tenha sido robusto e a taxa de desemprego tenha caído constantemente, a maioria dos consumidores norte-americanos está preocupada com a inflação, especialmente com os custos mais altos dos alimentos e os preços da gasolina nos postos de gasolina apertando os orçamentos familiares. Na comparação anual, os preços ao consumidor subiram 8,5% em março, uma alta de 40 anos.

Os formuladores de políticas do banco central do país, o Federal Reserve, embarcaram no que sinalizaram ser uma série de aumentos nos próximos meses em sua taxa básica de juros para domar a inflação.

A expectativa é que o aumento da taxa de juros do Fed eleve os custos dos empréstimos para empresas e consumidores, esfriando o crescimento muito rápido da economia.

Fontes