EUA testam míssel intercontinental Minuteman III

Fonte: Wikinotícias

6 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos testaram um míssil balístico intercontinental (ICBM) da base da Força Espacial de Vandenberg, no oeste da Califórnia, no dia 6.

O comando explicou que o objetivo deste lançamento de teste era verificar e confirmar a segurança, eficácia e prontidão do sistema de armas.

“Este teste demonstra a prontidão da força nuclear dos EUA e fornece garantia da letalidade e eficácia da nossa dissuasão nuclear”, disse o coronel da Base da Força Espacial de Vandenberg.

O Minuteman III voou cerca de 6.800 km até o Atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico, de acordo com a CNN. Ele passou por várias melhorias desde a sua implantação real em 1962. Ele forma a "tríade nuclear" com bombardeiros estratégicos e submarinos estratégicos movidos a energia nuclear.

Enquanto isso, o Departamento de Defesa dos EUA anunciou no dia 5 que o lançamento do teste foi notificado à Rússia com antecedência, de acordo com o Novo Acordo Estratégico de Redução de Armas (Novo START) assinado entre os EUA e a Rússia em 2010.

Fontes