EUA sobretaxa alumínio e aço à importação
8 de março de 2018
Donald Trump, presidente dos EUA, fez um anúncio nesta quinta-feira (8) sobre a aplicação de taxas na importação de aço e alumínio ao país. Os EUA cobrarão uma taxa de 10% ao alumínio e de 25% ao aço. As taxas começarão a valer a partir de 23 de março.
Tarifa de 25% ao aço e 10% ao alumínio. O México e o Canadá são exceções e não serão tarifados. O Brasil é o 2º maior exportador de aço aos EUA, atrás apenas do Canadá. As taxas serão aplicadas a todos os países por enquanto, apenas Canadá e México que estão livres. Segundo Trump, as negociações com os dois países serão feitas ao âmbito do Nafta. Trump disse que possivelmente outros países também se tornem exceções e que a taxa é "muito justa", mas ressalvou que "especialmente para aqueles países que nos tratam bem".
Trump disse, em seu discurso, que a tarifa visa acabar com certas injustiças comerciais e preservar a segurança nacional. Trump afirma que "a indústria americana de aço e alumínio vem sendo devastada por práticas comerciais internacionais agressivas. É um assalto ao nosso país".
Ele afirma que a indústria nacional precisa ser "independente" e isso necessista de aço. "Se não tem aço, não tem país. Nossas indústrias foram pressionadas há anos por um comércio injusto. E isso vai parar," afirmou Trump.
Fontes
- Marina Gazzoni, Karina Trevizan e Darlan Alvarenga. EUA impõem sobretaxa de 25% ao aço importado e 10% ao alumínio — G1, 8 de março de 2018
- Terra. Trump sobretaxa aço e alumínio e ameaça com guerra comercial — Terra, 8 de março de 2018
- Valor com agências internacionais. Trump oficializa sobretaxas à importação de aço e alumínio — Valor Econômico, 8 de março de 2018
Esta página está arquivada e não é mais editável. |