EUA sobretaxa alumínio e aço à importação
8 de março de 2018
Donald Trump, presidente dos EUA, fez um anúncio nesta quinta-feira (8) sobre a aplicação de taxas na importação de aço e alumínio ao país. Os EUA cobrarão uma taxa de 10% ao alumínio e de 25% ao aço. As taxas começarão a valer a partir de 23 de março.
Tarifa de 25% ao aço e 10% ao alumínio. O México e o Canadá são exceções e não serão tarifados. O Brasil é o 2º maior exportador de aço aos EUA, atrás apenas do Canadá. As taxas serão aplicadas a todos os países por enquanto, apenas Canadá e México que estão livres. Segundo Trump, as negociações com os dois países serão feitas ao âmbito do Nafta. Trump disse que possivelmente outros países também se tornem exceções e que a taxa é "muito justa", mas ressalvou que "especialmente para aqueles países que nos tratam bem".
Trump disse, em seu discurso, que a tarifa visa acabar com certas injustiças comerciais e preservar a segurança nacional. Trump afirma que "a indústria americana de aço e alumínio vem sendo devastada por práticas comerciais internacionais agressivas. É um assalto ao nosso país".
Ele afirma que a indústria nacional precisa ser "independente" e isso necessista de aço. "Se não tem aço, não tem país. Nossas indústrias foram pressionadas há anos por um comércio injusto. E isso vai parar," afirmou Trump.
Fontes
- Marina Gazzoni, Karina Trevizan e Darlan Alvarenga. EUA impõem sobretaxa de 25% ao aço importado e 10% ao alumínio— G1, 8 de março de 2018
- Terra. Trump sobretaxa aço e alumínio e ameaça com guerra comercial— Terra, 8 de março de 2018
- Valor com agências internacionais. Trump oficializa sobretaxas à importação de aço e alumínio— Valor Econômico, 8 de março de 2018
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|