EUA sancionam autoridade iraniana por repressão aos manifestantes

Fonte: Wikinotícias

23 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos impuseram sanções a uma autoridade iraniana que reprimiu os protestos antigovernamentais.

O Departamento do Tesouro dos EUA disse em comunicado que estava sancionando o procurador-geral iraniano Mohammad Montazeri.

Ao mesmo tempo, Montazeri revelou o motivo das sanções, dizendo que havia instruído o tribunal a impor sentenças severas a muitas pessoas presas durante os protestos de setembro.

As sanções também incluíram uma empresa iraniana que fabrica veículos blindados e outros equipamentos usados ​​pelas autoridades iranianas para reprimir protestos.

Além disso, dois oficiais de alto escalão da milícia Basiji e quatro oficiais e membros da Guarda Revolucionária Iraniana também foram sancionados.

“Condenamos o regime iraniano pela escalada de violência contra seu povo que defende os direitos humanos”, disse Brian Nelson, subsecretário do Departamento do Tesouro, em comunicado.

Enquanto isso, a missão do Irã nas Nações Unidas não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre as sanções, informou a Reuters.

No Irã, os protestos contra o governo continuaram por mais de três meses depois que Mahsa Amini foi presa em setembro por não usar um hijab corretamente e morreu misteriosamente em uma delegacia de polícia.

Fontes