EUA querem apoiar Angola em matéria de direitos humanos

Fonte: Wikinotícias
Angola.

Agência VOA

Washington pretende ajduar Angola a aderir aos Princípios Voluntários de Segurança e Direitos Humanos do sector extractivo.

30 de julho de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O subsecretário de Estado Assistente dos Estados Unidos da América para a Democracia, Direitos Humanos e Trabalho Steven Feldstein garantiu nesta quinta-feira, 30, em Luanda, a disponibilidade do seu Governo de apoiar Angola na adesão aos Princípios Voluntários de Segurança e Direitos Humanos, do sector extrcativo.

O programa foi criado em 2001, por governos, organizações não-governamentais e empresas extrativas, e visa instituir um guia prático para que as companhias que operam em zonas sensíveis e de conflito possam garantir o respeito pelos direitos humanos.

"Temos consciência da importância dos diamantes e do sector mineiro quando falamos sobre economia e sabemos que quando a extração de minérios não é realizada da melhor maneira possível pode ter consequências negativas", disse Steven Feldstein à saída de um encontro com o ministro angolano da Geologia e Minas Francisco Queirós.

Angola criou recentemente uma comissão interministerial que está a trabalhar com vista à sua adesão aos Princípios Voluntários, atualmente presidido pelos Estados Unidos da América.

"E nós oferecemos a nossa cooperação e colaboração para que Angola estude a sua entrada nesses princípios", frisou o governante americano.

Fonte