EUA normalizam as relações entre Israel e Sudão
25 de outubro de 2020
O governo dos Estados Unidos liderou a decisão de Israel e Sudão de assinarem um tratado de "normalização das relações" entre os dois países, que mantêm uma relação "beligerante" há décadas.
“Os líderes concordaram em normalizar as relações entre o Sudão e Israel e pôr fim ao estado de beligerância entre as duas nações. Além disso, os líderes concordaram em iniciar as relações econômicas e comerciais, com foco inicial na agricultura”, anunciou a Casa Branca em um memorando.
O acordo de paz, embora não deva esperar o fim de um conflito totalmente armado, suaviza os princípios fundamentais da Resolução de Cartum, que foi adotada em 1 de setembro de 1967.
No artigo 3º da referida resolução, assinada por oito países da Liga Árabe, eles concordaram: sem paz, sem reconhecimento e sem negociações com o Estado de Israel.
De acordo com a Casa Branca, para a aprovação de sexta-feira, o presidente Donald Trump, o primeiro-ministro sudanês Abdalla Hamdok e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu conversaram por telefone "para discutir o progresso histórico do Sudão em direção à democracia e oportunidades para promover a paz na região”.
Netanyahu chamou a decisão do governo sudanês de uma "nova era" para a região, dizendo: "Esta é uma nova era. Uma era de verdadeira paz. Uma paz que está se expandindo com outros países árabes".
A assinatura do tratado veio poucas horas depois que a Casa Branca anunciou que havia informado o Congresso sobre sua decisão de retirar o Sudão da lista de Patrocinadores do Terrorismo (SST).
Fontes
- ((es)) EE
.UU . lidera "la normalización de relaciones" entre Israel y Sudán — Voz da América, 25 de outubro de 2020
Esta página está arquivada e não é mais editável. |