EUA não veem abrandamento nas operações de influência russa

Fonte: Wikinotícias

18 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

De acordo com autoridades americanas e ucranianas, os esforços de Moscou para conquistar o mundo com seus relatos de eventos na Ucrânia não estão sendo melhores do que as forças militares russas dentro da Ucrânia.

Na maioria das vezes, eles estão encontrando forte resistência.

“Fora da Rússia, não vimos suas operações de informação realmente encontrarem compra”, disse um alto funcionário da defesa dos EUA a repórteres na quinta-feira em resposta a uma pergunta da VOA.

“Vimos uma continuação das tentativas russas de culpar os ucranianos por coisas que estão fazendo, acusar os ucranianos de fazerem coisas que eles (os russos) ainda não fizeram”, disse o funcionário, sob condição de anonimato. discutir inteligência. “Mas fora da Rússia, há pouca ou nenhuma evidência de que suas operações de informação estejam funcionando. Na verdade, vimos exatamente o oposto.”

Apesar de tais avaliações, as autoridades russas e a mídia afiliada à Rússia continuaram tentando semear as mídias sociais e as ondas de rádio em lugares onde suas transmissões não foram bloqueadas, com alegações de irregularidades por parte da Ucrânia e seus apoiadores.

Um dos tropos recentes talvez mais bem sucedidos da Rússia tem sido sua alegação de que os Estados Unidos estão financiando a pesquisa de armas biológicas na Ucrânia .

Uma pesquisa da Alliance for Securing Democracy, com sede em Washington, um grupo de defesa da segurança nacional que rastreia os esforços de desinformação online, descobriu que autoridades russas e a mídia apoiada pelo Estado russo twittaram a palavra “biológico” quase 600 vezes na semana passada.

O Ministério da Defesa da Rússia procurou levar essas alegações ainda mais na quinta-feira, publicando novas alegações em seu feed do Telegram em inglês.

“Especialistas russos de tropas de proteção nuclear, biológica e química estudaram documentos originais revelando detalhes da implementação de um projeto secreto dos Estados Unidos na Ucrânia para estudar formas de transmissão de doenças a humanos através de morcegos em um laboratório em Kharkov”, dizia um post. .

O feed russo do Telegram também começou a alegar que um teatro em Mariupol, onde civis estavam abrigados, não foi atingido por um ataque aéreo russo, conforme reivindicado pelo conselho da cidade de Mariupol, mas explodido pelo Batalhão Azov, uma força pró-ucraniana que analistas dizem que abraçou a visão neonazista.

Fontes