EUA e Turquia assinam acordo para treinar e equipar oposição moderada síria

Fonte: Wikinotícias

Síria • 19 de fevereiro de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos e a Turquia firmaram acordo para treinar e equipar a “oposição moderada” da Síria, anunciou hoje (19), em Ancara, o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu. Em declarações aos jornalistas, o chefe da diplomacia turca disse que o acordo foi assinado pelo vice-secretário do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Feridun Sinirlioglu, e o embaixador dos Estados Unidos em Ancara, John Bass.

Segundo o ministro turco, as forças a serem equipadas e treinadas vão lutar contra o regime do presidente sírio, Bashar Al Assad, e contra o Estado Islâmico e outros grupos terroristas. De acordo com informações divulgadas na imprensa, os norte-americanos vão fornecer o equipamento e a Turquia, o treinamento dos membros do Exército da Síria Livre, em grupos de 100 homens, na província de Kirsehir, Anatólia, por períodos de três meses.

Fontes do Pentágono calculam que vão ser formadas 1.200 pessoas durante o programa, que começa em março. O programa de equipamento e treino terá duração prevista de três anos e poderá incluir outros países, nomeadamente Jordânia e Arábia Saudita, para preparar no total cerca de 15 mil pessoas. “Há muito para fazer. Nos países vizinhos e em outras partes do mundo, vivem-se situações caóticas. Acreditamos que podemos marcar a diferença trabalhando juntos”, disse Sinirlioglu.

Fontes