EUA consideram envio de mísseis de defesa aérea à Ucrânia, diz Reuters

Fonte: Wikinotícias

25 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

É relatado que os Estados Unidos estão considerando um plano para enviar o sistema de mísseis de defesa aérea, Hawk, para Ucrânia.

A Reuters informou no dia 25, citando um funcionário do governo dos EUA não identificado, que estava considerando enviar um míssil terra-ar Hawk para a Ucrânia.

Hawk é um míssil terra-ar norte-americano de médio alcance que foi colocado em serviço em 1960.

O alcance efetivo do míssil terra-ar portátil Stinger fornecido pelos Estados Unidos à Ucrânia é de 5 km, enquanto o míssil Hawk é conhecido por ser de 50 km, dez vezes o do Stinger.

Enquanto isso, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse no dia 24 que a cooperação militar entre a Rússia e o Irã, incluindo o fornecimento de drones iranianos, levaria ao programa nuclear do Irã.

O presidente Zelensky disse em uma conferência organizada por um jornal israelense no mesmo dia: "Nossas autoridades de inteligência estimam que a Rússia encomendou 2.000 drones Shahid do Irã".

Também alegou que a Rússia "apoiaria o programa nuclear do Irã" para pagar o fornecimento de drones.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahyan, disse no dia 24 que "nunca vendemos armas ou drones que possam ser usados ​​na guerra na Ucrânia".

"O Irã está disposto a discutir esta questão e está pronto para montar uma equipe de investigação conjunta com a Ucrânia", disse ele.

Fontes