EUA anunciam oficialmente saída da OMS
8 de julho de 2020
A Casa Branca notificou formalmente as Nações Unidas de que os Estados Unidos estão se retirando da Organização Mundial da Saúde (OMS), apesar do crescente número de casos da COVID-19 no país.
O presidente Donald Trump congelou o financiamento dos EUA para a OMS em abril e um mês depois anunciou suas intenções de sair da organização. Ele acusou a OMS de ter um viés pró-China no tratamento do novo coronavírus e exigiu reformas.
“Nós detalhamos as reformas que devem ser feitas e nos envolvemos diretamente com eles, mas eles se recusaram a agir. Como eles falharam em fazer as reformas solicitadas e muito necessárias, hoje encerraremos o relacionamento”, disse Trump em maio.
Sob as regras da OMS, qualquer país que sai da organização deve avisar com um ano de antecedência. Se Trump perder a eleição de novembro, o próximo presidente poderá decidir permanecer.
Os Estados Unidos são membros fundadores da OMS, fundada em 1948, e tem sido seu maior doador.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
US Formally Starts Withdrawal From WHO — Voz da América, 7 de julho de 2020.
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|