EUA: novas sanções contra empresas e indivíduos

Fonte: Wikinotícias

31 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, anunciou na quinta-feira que os EUA estão impondo sanções a mais 21 empresas e 13 indivíduos para “bloquear canais financeiros que permitem ao Kremlin contornar sanções anteriores.”

Em comunicado, o secretário de Estado observa que as pessoas jurídicas e pessoas físicas incluídas na lista estão relacionadas ao complexo militar-industrial da Federação Russa, que “apoia diretamente a máquina militar de Putin" em sua "guerra sem vergonha contra os cidadãos da Ucrânia.”

Como explica a Radio Liberty, as novas restrições incluem o Research Institute Vector, JSC Mikron, Sertal, Sernia Engineering e outras empresas de tecnologia cujas atividades estão intimamente relacionadas a desenvolvimentos militares.

Anthony Blinken explicou que as novas sanções impediriam o acesso da Rússia ao sistema financeiro internacional e às mais recentes tecnologias ocidentais.

“A máquina de guerra de Putin continuará sendo alvo de nossas sanções em todos os aspectos até que esta guerra sem sentido iniciada por escolha [de Putin] seja interrompida. A Federação Russa não apenas continua a violar a soberania da Ucrânia com seus ataques, mas também aumenta a escala de destruição de assentamentos, escolas, hospitais, áreas residenciais e abrigos onde os civis se refugiam dos bombardeios russos”, disse o chefe do Ministério das Relações Exteriores dos EUA. enfatizou.

Ele observou que três dos que estão na nova lista de sanções são aqueles que foram condenados por “atividade cibernética maliciosa” e contra os quais o Ministério da Justiça abriu processos criminais.

Além disso, Blinken acrescentou, graças às ações da Casa Branca e do Tesouro, medidas semelhantes podem ser tomadas contra qualquer indivíduo ou entidade associada ao setor aeroespacial, marítimo ou eletrônico russo da economia e que viole as sanções.

Fontes