EUA: muito cedo para julgar a contra-ofensiva da Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

20 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

É muito cedo para julgar o resultado da contra-ofensiva aparentemente lenta das forças ucranianas contra os redutos russos no leste e no sul da Ucrânia, disse o principal oficial militar dos EUA na terça-feira.

Até agora, analistas dizem que a Ucrânia retomou cerca de 250 quilômetros quadrados de território desde o início de junho, mas a Rússia manteve o controle de grandes extensões de terra.

Ainda assim, o general Mark Milley, presidente do Estado-Maior Conjunto dos EUA, disse a repórteres no Pentágono: “Está longe de ser um fracasso, na minha opinião. Acho que é muito cedo para fazer esse tipo de ligação.”

“Antes de tudo, os russos tiveram vários meses para fazer uma defesa muito complexa”, disse Milley. Ele disse que as forças de Moscou construíram “muitos campos minados complexos, Dentes de Dragão [obstáculos antitanques], trincheiras de arame farpado”.

O líder militar dos EUA disse que a coalizão do Ocidente que apoia as forças da Ucrânia treinou 17 brigadas de combate e mais de 63.000 soldados, 15.000 deles pelos EUA.

O secretário de Defesa Lloyd Austin disse: “Pedi aos nossos [aliados ocidentais] que continuassem a investigar profundamente os estoques militares porque faremos o que for necessário para apoiar o direito soberano da Ucrânia de viver livre hoje e no futuro…. Eles continuam a progredir em um plano de treinamento coeso e a ajudar alguns pilotos ucranianos muito ansiosos a aprender a pilotar aeronaves de quarta geração”.

Milley acrescentou: “O problema é o controle do espaço aéreo. A maneira mais eficaz, eficiente e econômica de fazer isso agora na Ucrânia são [mísseis] terra-ar. E é isso que eles receberam.”

“As baixas que os ucranianos estão sofrendo nesta ofensiva não são tanto do poder aéreo russo, mas de campos minados”, disse Milley. “Então, o problema a resolver são os campos minados.”

Fontes