EUA: congressistas abrem impeachment contra Secretário de Segurança Interna
11 de janeiro de 2024
Legisladores republicanos da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos iniciaram esta quarta-feira um processo de impeachment para destituir o secretário da Segurança Interna norte-americano, Alejandro Mayorkas, por alegada negligência.
“As ações do secretário nos trouxeram aqui hoje, não as nossas”, disse o presidente do Comitê de Segurança Interna, o republicano Mark Green, que chamou Mayorkas de “o arquiteto da devastação” na fronteira com políticas frouxas que, segundo o que afirmam, incentivam as entradas irregulares de migrantes.
Green iniciou a audiência afirmando que “não há alternativa razoável senão buscar a possibilidade de impeachment”. O comitê vem trabalhando há meses na possibilidade de um processo de destituição de Mayorkas.
Durante uma visita na segunda-feira à fronteira entre o Texas e o México, Mayorkas se posicionou contra a medida. “Não há nada que eu leve mais a sério do que a nossa responsabilidade de respeitar a lei”, insistiu.
O secretário de Segurança Interna foi convidado a depor numa segunda audiência de impeachment marcada para 18 de janeiro, mas ainda não confirmou a sua presença.
O impeachment de um membro do gabinete é raro. Existe apenas um precedente, quando a Câmara acusou o Secretário de Defesa William Belknap em 1876 por suborno em contratos governamentais.
Fontes
- ((es)) Republicanos buscan destituir a Mayorkas mientras continúan negociaciones migratorias en el Congreso — Voz da América, 11 de janeiro de 2024
Esta página está arquivada e não é mais editável. |