ESA realiza solenidade de entrega do Sabre Sgt Max Wolf Filho

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikipedia-logo-v2.svg

Três Corações/MG • 6 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

No dia 6 de março de 2021, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou a solenidade de Entrada dos Novos Alunos pelo Portão Histórico e a Formatura de Entrega do Sabre Sargento Max Wolf Filho.

A cerimônia inciou-se com a entrada oficial dos novos alunos pelo Portão Histórico da Escola, ato que simbolizou o começo de mais um ano de instrução.

Na sequência, os alunos do segundo ano do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) seguiram para a formatura de Entrega do Sabre, sendo 565 da Escola de Sargentos das Armas e 46 do Centro de Aviação do Exército. Este Sabre é semelhante ao sabre do Fuzil Mauser 1908 usado pelo Sargento Max Wolf Filho, herói da 2ª Guerra Mundial.

A utilização do Sabre pelos alunos ocorre com o uniforme escolar de gala, o 1º A CFGS. Este tradicional traje foi usado na Escola de Sargentos, que funcionou na Fortaleza de São João na Urca, Rio de Janeiro, em 1894. Durante a solenidade de recebimento do Sabre, o aluno presta o nobre compromisso: “Ao receber este Sabre, símbolo do espírito imortal do Sargento Max Wolf filho, prometo cultuar e manter os valores e tradições do Exército Brasileiro”.

Na ocasião, os primeiros colocados no mérito intelectual do 1º ano do Curso de Formação e Graduação de Sargentos, o aluno José Augusto Vieira de Oliveira, do Curso de Cavalaria e o aluno do Curso de Aviação Gabriel Fernandes Martins receberam o Sabre das mãos do General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva e do General de Exército Eduardo Antônio Fernandes, respectivamente.

A solenidade foi presidida pelo General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), e contou com a presença do General de Exército Eduardo Antônio Fernandes, Comandante Militar do Sudeste (CMSE); do General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, Diretor de Educação Técnica Militar (DETMIL); do Contra-Almirante Alexandre Reis Leite, Comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA); do General de Brigada Ricardo José Nigri, Comandante do Comando de Aviação do Exército (CavEx); do General Flávio Alvarenga Filho, Comandante da ESA; e do General de Brigada João Felipe Dias Alves, Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth). A formatura foi abrilhantada, ainda, com a presença do General de Exército Jarbas Bueno da Costa, antigo aluno e eterno Comandante da ESA. Entre os convidados, estavam presentes autoridades militares, civis e familiares dos alunos.

Em face das restrições advindas da COVID-19, todas as medidas sanitárias de prevenção e controle da pandemia preconizadas pelo Ministério da Saúde foram tomadas para recepcionar os poucos convidados e familiares.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit