Drone russo atinge região de Odesa; Kiev ataca Moscou

Fonte: Wikinotícias

7 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os militares ucranianos disseram na quinta-feira que suas defesas aéreas destruíram 25 dos 33 drones que a Rússia usou para atacar as regiões de Sumy e Odesa durante a noite.

Oleh Kiper, governador regional de Odesa, disse que o ataque russo atingiu a área de Izmail pela quarta vez em cinco dias, ferindo uma pessoa.

Kiper disse que o ataque também danificou instalações de infraestrutura portuária e um prédio administrativo.

O Ministério da Defesa da Rússia também disse que destruiu dois drones ucranianos na região de Rostov, bem como um em Bryansk e outro nos arredores de Moscou.

O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, disse no Telegram que os destroços de um drone abatido pousaram no distrito de Ramensky, mas não causaram quaisquer danos ou vítimas.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, apresentou o novo ministro da Defesa, Rustem Umerov, na quinta-feira, dizendo que “transparência e confiança” são uma prioridade.

Zelenskyy disse que deseja que Umerov “fortaleça as funções estratégicas e de coordenação do ministério para todo o setor de defesa, priorize guerreiros individuais e reduza a burocracia, desenvolva a cooperação internacional e garanta que a Ucrânia complete seu dever de casa de adesão à OTAN e aumente o sucesso de unidades específicas para todos das nossas forças de defesa.”

Zelenskyy escolheu Umerov para substituir Oleksii Reznikov. A mudança de liderança seguiu-se a alegações de corrupção no Ministério da Defesa, que Reznikov considerou uma campanha difamatória.

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse ao Parlamento Europeu na quinta-feira que as forças ucranianas estão gradualmente a ganhar terreno e a violar as defesas russas na sua contra-ofensiva. No entanto, diversos críticos dizem que a contra-ofensiva não foi bem-sucedida, citando a natureza imprevisível e a necessidade de apoiar a Ucrânia nos dias bons e ruins.

Fontes

‎‎