Dr. Furlan é eleito prefeito de Macapá no segundo turno
20 de dezembro de 2020
O deputado estadual Dr. Furlan (Cidadania) foi eleito neste domingo (20) prefeito de Macapá, capital do Amapá, com 55,67% dos votos válidos (101.091 votos), derrotando o candidato Josiel (DEM), que perdeu a disputa com 80.499 votos válidos (44,33%) no segundo turno das eleições.
Macapá foi a última cidade do país a ir às urnas para definir o prefeito. O pleito foi adiado em razão do apagão elétrico que atingiu o estado do Amapá em novembro com 22 dias de fornecimento de energia em sistema de rodízio e racionamento.
Os horários de votação, neste domingo, foram mantidos das 7h às 17 e nove urnas foram substituídas. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Macapá tem 292,7 mil eleitores aptos a votar. Foi registrado o comparecimento de 193.210 eleitores às urnas (66,01%). O total de votos em branco foi de 3.884 (2,01%) e os votos nulos somaram 7.736 (4%). O índice de abstenção foi de 33,99% (99.508).
No primeiro turno, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, esteve na cidade para acompanhar a votação e garantir a segurança das eleições.
Antônio de Oliveira Furlan, conhecido como Dr. Furlan, tem 47 anos. É deputado estadual desde 2011, cumprindo o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Amapá. É casado e tem sete filhos. Ele nasceu na Costa Rica, quando os pais se mudaram de país para estudar. Mas pela legislação, é brasileiro, pois filhos de pais brasileiros que estudam ou trabalham em outro país permanecem com nacionalidade brasileira. Formado em medicina, é cirurgião cardiovascular. Concilia até hoje as atividades de médico com as de deputado. Integrou a Coligação De coração por Macapá (Cidadania/MDB/PMN). A vice prefeita eleita é a instrumentadora cirúrgica Monica Penha (MDB).
O adversário de Furlan, o empresário e jornalista José Samuel Alcolumbre Tobelem, conhecido como Josiel, concorreu a um cargo público pela primeira vez. Presidente do Diretório Municipal do DEM em Macapá, Josiel é irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e liderou a coligação “Macapá em primeiro lugar” (DEM/ Avante/ PDT/ PSC/ PL/ PV/ PSDB/ PSD/ Solidariedade/ PROS/ Republicanos e PP).
Ao final da apuração, Davi Alcolumbre usou o Twitter e parabenizou o prefeito eleito de Macapá.
"Desejo-lhe uma gestão exitosa e reafirmo que seguirei trabalhando, como sempre fiz, por Macapá e pelo meu Amapá. Que jamais nos esqueçamos de que a democracia é o pilar mais importante da sociedade", escreveu.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fonte
Redação. Dr
. Furlan é eleito prefeito de Macapá no segundo turno — Agência Senado, 20 de dezembro de 2020.
![]() | Esta notícia é uma transcrição parcial ou total da Agência Senado. O texto pode ser utilizado desde que seja atribuído aos autores e ao sítio oficial. Veja os termos de uso (copyright) na página do Senado |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|