Downloads do Opera batem recorde

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

25 de setembro de 2005

Depois que a empresa Opera Software decidiu acabar com a barra de publicidade em sua versão gratuita do navegador Opera há cerca de três dias, os downloads do navegador aumentaram e superaram todas as expectativas. Segundo as estatísticas da empresa, foi realizado o download da versão 8.5 do software Opera 1,6 milhões de vezes em apenas dois dias.

A fabricante do navegador de internet espera que ele rapidamente tome o segundo posto nas preferências dos internautas. O presidente da Opera Software não pensa no entanto que por enquanto seja possível destronar o navegador Microsoft Internet Explorer, que os usuários adquirem ao comprar o sistema operativo da Microsoft. O Mozilla Firefox, navegador que até agora mantém o segundo posto, e desenvolvido sob o modelo de software livre, a se confirmar as previsões da empresa, terá no Opera um novo concorrente como alternativa gratuita ao Internet Explorer.

O navegador Opera, propriedade de Opera Software, passou a ser distribuído de forma totalmente gratuita desde 20 de setembro. Anteriormente ele vinha com uma barra de publicidade que podia ser desativada ao adquirir uma licença de um custo aproximado de 40 dólares.

Para a Opera Software, o problema agora será poder financiar o desenvolvimento do navegador. A empresa continuará vendendo suporte via e-mail e poderá obter recursos com acordos com serviços de busca incorporados no navegador.


Ver também

Fontes