Donald Trump pode ter ficado 18 anos sem pagar Imposto de Renda, diz jornal

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

2 de outubro de 2016

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, pode ter deixado de pagar impostos federais por 18 anos, segundo reportagem publicada hoje pelo jornal The New York Times.

O diário teve acesso à declaração de renda feita por Trump em 1995, na qual ele diz ter tido prejuízo de US$ 916 milhões. Com isso, Trump pode ter usado o prejuízo para, legalmente, não pagar o imposto federal sobre rendimentos até 2013.

No entanto, não é possível saber se isso de fato ocorreu, já que o candidato nega-se a divulgar suas declarações de renda, uma prática comum entre os aspirantes à Casa Branca e já adotada pela democrata Hillary Clinton.

Segundo o jornal, os prejuízos em 1995 ocorreram por conta da má gestão de três cassinos em Atlantic City, da fracassada incursão no setor de companhias aéreas e da intempestiva aquisição do Plaza Hotel, em Manhattan, Nova York.

Reacções

Hillary Clinton, ao saber da denúncia, afirmou que os dados divulgados pelo jornal revelam que o sistema fiscal norte-americano é "injusto", uma de suas propostas é elevar a taxação sobre os mais ricos.

Donald Trump, reagiu por comunicado em nota e citou a denúncia, o facto do jornal ter declarado dias antes, seu apoio à eleição da Hillary.

A única notícia aqui é que um documento fiscal de mais de 20 anos foi obtido ilegalmente, em mais uma demonstração de que o New York Times, assim como a mídia do establishment em geral, é uma extensão da campanha de Hillary Clinton.

[Donald Trump é um] homem de negócios muito hábil, que tem responsabilidade com seus negócios, sua família e seus funcionários de não pagar mais impostos do que o legalmente pedido.

Nota

Fontes