Dois navios pertencentes ao governo chinês entram em águas territoriais japonesas

Fonte: Wikinotícias

25 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A mídia japonesa informou que dois navios chineses entraram em águas territoriais japonesas perto das Ilhas Senkaku hoje (25).

Quatro navios da guarda costeira chinesa foram descobertos nas águas de uma ilha desabitada sob jurisdição japonesa naquele dia, e dois deles entraram em águas territoriais japonesas por volta das 2h35, informou a Kyodo News, citando a Guarda Costeira japonesa.

Em particular, um dos dois navios que entraram nas águas territoriais japonesas estava equipado com um canhão de 76 mm, disse a agência de notícias.

Os barcos de patrulha japoneses exigiram que as embarcações deixassem as águas territoriais do Japão imediatamente, e todos os quatro se mudaram para áreas adjacentes nesta tarde, disse a Guarda Costeira japonesa.

A Kyodo News informou que a invasão de um navio chinês em águas japonesas foi a 32ª este ano e a primeira desde o dia 13.

As Ilhas Senkaku são uma área na qual o Japão e a China há muito tempo têm disputas territoriais.

Anteriormente, em uma reunião de cúpula com o presidente chinês Xi Jinping realizada no dia 17, o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida "expressou sérias preocupações sobre a situação no mar da China Oriental, incluindo as ilhas Senkaku".

Fontes