Dois furacões atingem América do Norte

Fonte: Wikinotícias

29 de agosto de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nora à esquerda e Ida à direita em 28 de agosto às 14 horas (UTC)

Dois furacões, um no Pacífico, na costa Oeste do México, e outro no Atlântico, na costa Sul do estado da Lousianna, estão atingindo a América do Norte desde ontem. O primeiro, chamado Nora, é um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson e, segundo o Conagua (Servicio Meteorológico Nacional), causa chuvas e ventos fortes, de mais de 120km/h, em grande parte da costa mexicana, onde tocou terra no final da tarde na localidade de Tomatlán, em Jalisco, permanecendo os alertas principalmente para as áreas litorâneas dos estados de Nayarit, Sinaloa e Baja California Sur.

Já o outro furacão é o Ida, que se espera que chegue à região fronteiriça entre os estados da Louisanna e Mississipi ainda esta tarde como um superfuracão de categoria 4 - foi chamado de "monstro" pela Metsul - com ventos que podem alcançar 250km/h. Segundo o NHC (National Hurricane Center) dos Estados Unidos no Aviso 13 emitido esta manhã cedo, o Ida provocará ventos catastróficos e inundações e há risco à vida.

O alerta do NHC também inclui as regiões litorâneas do Alabama e da Flórida, porém nestes dois estados os efeitos do fenômeno serão menos intensos.

Referências

Notícias Relacionadas

Fontes