Temporada de furacões de 2021 será mais ativa e perigosa que o normal

Fonte: Wikinotícias

28 de abril de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Por Tempo - Meteored

2020 registrou uma temporada recorde de ciclones no oceano Atlântico Norte, com 30 tempestades nomeadas e 14 furacões. Agora, as previsões meteorológicas estão indicando que 2021 também será um ano atípico e com atividade mais intensa que o normal.

Uma equipe de cientistas da Universidade do Estado do Colorado (CSU), liderada pelo Dr. Phil Klotzbach, apontou que há condições para formação de 17 ciclones tropicais, incluindo 8 furacões e 4 superfuracões. Os números são menores que os registrados no ano passado, mas ainda assim estão acima do normal.

Já vimos, nos últimos dias, o tufão Surigae-Bising se intensificar no oceano Pacífico e se tornar um supertufão de categoria 5, com ventos atingindo velocidades superiores a 300 km/h - o tufão mais intenso da história para o mês de Abril - portanto, realmente parece que o planeta continuará furioso em 2021.

A previsão leva em consideração especialmente as condições climáticas formadas pelo fenômeno La Niña, que se mantém ativo neste momento; e também as temperaturas acima da média nas águas superficiais do oceano Atlântico Norte, região que inclui o Caribe e o Golfo do México. Espera-se que o La Niña continue atuando até pelo menos o final do inverno de 2021.

As previsões da equipe indicam que há uma grande chance (70%) de um superfuracão atingir os Estados Unidos e também o Caribe (60%) este ano. São valores cerca de 40% superiores aos uma temporada típica, ou cerca de 5 ciclones nomeados a mais.

Definitivamente não é um cenário feliz para residentes da Costa do Golfo dos Estados Unidos e da região do Caribe, especialmente após temporadas tão devastadoras e atípicas nos últimos cinco anos. Onze ciclones atingiram a costa dos Estados Unidos em 2020, incluindo 6 furacões devastadores: Hanna, Isaias, Laura, Sally, Delta e Zeta.

Os nomes dos próximos Furacões do Atlântico Norte

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) já definiu os nomes que serão utilizados ao longo desta temporada de furacões - atualizados anualmente por um comitê internacional. Um nome é dado para cada letra do alfabeto inglês e a lista deste ano é: Ana, Bill, Claudette, Danny, Elsa, Fred, Grace, Henri, Ida, Julian, Kate, Larry, Mindy, Nicholas, Odette, Peter, Rose, Sam, Teresa, Victor e Wanda.

Até então, caso a lista se esgotasse em uma temporada recorde, meteorologistas começavam a utilizar as letras do alfabeto grego para nomear as tempestades - como foi o caso da temporada de 2020. No entanto, em março deste ano, a OMM anunciou que o uso do alfabeto grego será interrompido.

A decisão vem para evitar confusões no caso de nomes aposentados - quando uma tempestade é particularmente destrutiva e causa muitos danos, seu nome é eliminado para não ser mais usado no futuro.

Este processo é particularmente complicado e confuso quando envolve as letras do alfabeto grego, portanto, em 2021, caso a lista de nomenclatura regular se esgote, uma lista auxiliar com outros 21 nomes próprios será utilizada no lugar das letras gregas.

Notícias Relacionadas

Fonte