Documentos sobre Kofi Annan entregues ao Congresso americano

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan

6 de maio de 2005

Segundo a FoxNews, quarta-feira à noite, Robert Parton, ex-investigador sênior do Comitê de Investigação Independente, entregou documentos para investigadores do Congresso dos EUA, com a finalidade de se obter maiores informações acerca do funcionamento do extinto programa de ajuda ao Iraque Petróleo-por-comida.

Segundo a FoxNews, acredita-se que o conteúdo desses documentos podem prejudicar o secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan e mostrar inconsistências na história que ele contou aos investigadores do programa da ONU. As declararações de Koffi Annan mencionaram a existência de conflitos de interesses entre seu filho Kojo Annan e a empresa suíca Cotecna, para quem Kojo trabalhava.

A Cotecna foi uma das empresas que ganharam os contratos mais lucrativos do programa Petróleo-por-comida.

O Petróle-por-comida foi um programa de ajuda humanitária das Nações Unidas para a população iraquiana. Existem indícios de que tenha havido sérias irregularidades na sua condução. Acredita-se que o ex-ditador Saddam Hussein tenha desviado parte das verbas do programa. Funcionários da ONU são suspeitos e estão sob investigação.

Fontes

Atualizado em 20 de junho de 2005 por Carlosar. Acrescentada a categoria "Crise na ONU".. Para maiores informações veja o histórico.