Divulgados os nomes das tempestades do noroeste da Europa da temporada 2022-2023

Fonte: Wikinotícias

1 de setembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 


Os serviços oficiais de meteorologia da Holanda (KNMI), Inglaterra (Met Office) e Irlanda (Met Éireann) divulgaram esta manhã os nomes das tempestades que atingirão o noroeste da Europa durante a temporada 2022-2023. Vinte um nomes foram escolhidos conjuntamente e também com a ajuda do público, que votou nos seus favoritos.

A temporada inicia hoje e termina em 31 de agosto de 2023, quando uma nova lista será divulgada.

A temporada de tempestades 2021/22 teve seis tempestades nomeadas, sendo a última Franklin, em fevereiro passado.

Os nomes

A primeira tempestade de ventos com no mínimo 65km/h que atingir um dos países receberá o nome Antoni. A última - apesar de ser improvável que 21 tempestades sejam nomeadas na região - será Wouter.

Antoni Hendrika Owain
Betty Íde Priya
Cillian Johanna Ruadhán
Daisy Khalid Sam
Elliot Loes Tobias
Fleur Mark Val
Glen Nelly Wouter

Danielle

Danielle hoje, no centro do Atlântico Norte

Um raro sistema tropical que se formou no centro do Oceano Atlântico e que hoje foi nomeado Danielle pelo NHC, quando atingiu a categoria de tempestade tropical e que ruma para o noroeste da Europa, pode-se chamar Antoni já no final de semana - isto porque as tempestades podem trocar de nome quando entram numa outra região do planeta, monitorada por serviços meteorológicos diferentes.

Em Portugal, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu hoje o comunicado nº 1 onde esclarece que se espera que ao longo dos próximos dias Danielle se transforme num furacão (ciclone tropical com ventos sustentados de mais de 85km/h), que existe incerteza quanto à sua trajetória e que ele não deve atingir o país diretamente.

Além disto, conforme entrar nas águas mais frias do norte do Atlântico, Danielle deverá perder força e se transformar num sistema subtropical que enfraquecerá para uma depressão.

Notícias Relacionadas

Fontes