Ditador Daniel Ortega vence eleição de fachada na Nicarágua
8 de novembro de 2021
O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega e sua esposa, venceram a eleição presidencial de fachada ontem. Ortega tinha mandado prender sete concorrentes e só enfrentou candidatos desconhecidos nas urnas.
O presidente e sua esposa, a vice-presidente Rosario Murillo, foram reeleitos por mais cinco anos, após eleições que foram declaradas "fraude" pela oposição e por vários países, segundo os primeiros resultados anunciados pelo Tribunal Eleitoral da Nicarágua na manhã de segunda-feira.
O casal lidera a contagem de votos com 74,99%. Outros candidatos, como Walter Espinoza, do Partido Liberal Constitucional, acumulou 14,40% dos votos, e o pastor Guillermo Osorno, do Camino Cristiano Nicaragüense, 3,44%. Ambos os grupos foram identificados como “colaboradores do partido no poder”.
Mais de 30 figuras da oposição, incluindo sete candidatos à presidência, foram presos desde junho, quando o governo Ortega implementou uma série de reformas legislativas antes das eleições.
Apoiadores do governo e instituições do Estado da Nicarágua comemoraram antecipadamente a vitória do casal presidencial em diferentes pontos centrais de Manágua e outros departamentos do país.
Fonte
- ((pt)) Ditador Daniel Ortega vence eleição de fachada na Nicarágua — Folha de São Paulo, 8 de novembro de 2021
- ((pt)) Daniel Ortega conquista 4º mandato consecutivo na Nicarágua; país é um Estado policial, diz CIDH — G1, 8 de novembro de 2021
- ((es)) Ortega intensifica asedio a opositores y periodistas en víspera de elecciones — VOA, 8 de novembro de 2021
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |