Discussão:Página principal/Arquivo/2006

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

RSS

Onde é que está a RSS Feed? ~~lapisdecor

Foi retirada porque não havia voluntários para atualizá-la. --Carlosar 13:00, 2 Abril 2006 (UTC)


E o espírito "imparcial"? Onde fica nas notícias?

Notei que as notícias apresentam-se como tendenciosas e ideologicamente comprometidas. Um bom exemplo a seguir é o do Google News (que mostra um quadro mais pluralista e democrático do que a grande imprensa tendenciosa brasileira). É claro que os cientistas sociais estão carecas de saber que não há "isenção" no jornalismo. Portanto, o melhor caminho é o de apresentar os diversos ângulos e os diversos pontos de vista da notícia para se chegar a um equilíbrio democrático. Se não se faz isto, estamos assumindo claramente um determinado ponto de vista político em detrimento de outros.

O mecanismo usado pelo Google News é automatizado por software, sem a participação de seres humanos. O Wikinotícias é feito por humanos e o projeto não usa a mesma tecnologia do Google News. Aliás, essa tecnologia vai contra o espírito do projeto, que é a produção de um jornal colaborativo com pessoas. Além disso, simplesmente copiar material publicado em outros websites, como é feito no Google News, é proibido pela comunidade Wikimedia. Apresentar os diversos pontos de vista da notícia, quando existem, é o que deve fazer o colaborador do Wikinotícias. É possível todavia que vez ou outra, algum colaborador inadvertidamente cometa algum deslize, e nesse caso é esperado que alguma outra pessoa opine e ajude. O Wikinotícias é o único jornal em que o leitor pode opinar se considerar que algo foi escrito errado, o que não ocorre em nenhum outro orgão de imprensa. --Carlosar 03:36, 19 Abril 2006 (UTC)


Obrigado por me responder. Entretanto, de acordo com o que li sobre você e os critétios que adota, por que é que não há, paralelamente, o direito de defesa dos que estão sendo acusados, mas apenas a voz e a posição de quem os acusa? Como historiadores, estamos convictos que nunca existe um único ponto de vista sobre a notícia (especialmente no noticiário político; afinal vivemos em uma democracia e não adotamos mais os métodos da justiça da Santa Inquisição). Portanto, não estou falando de copiar, mas de procurar outras fontes que possam se confrontar com a versão publicada. Alguns jornais, pelo menos, procuram (mesmo que de maneira marginal ou sem o mesmo peso), dar a palavra para o "outro lado" (e não é o que estou lendo nesta página do Wikinotícias). Reza a cartilha básica da justiça comum que vivemos no estado de Direito, que não se deve ouvir apenas o promotor, mas também o advogado de defesa de quem está sendo acusado. O leitor, noi caso da imprensa, é que deve fazer seu juízo (ouvindo os dois lados, no mínimo).

Pelo que pude perceber até agora, este site de notícias é apenas um site tendencioso mesmo. Não há sequer a preocupação de, entre tantas notícias políticas relevantes de igual modo, variar o assunto. Se eu quiser ler este tipo de notícia é melhor acessar diretamente o site do PSDB, ou do PFL. Portanto, não quero mais perder tempo com isto. O autor das notícias não escreve para o público em geral (entendido de uma maneira mais pluralista e democrática), mas para um determinado público.

Se discorda tanto do conteúdo apresentado, porque não começa a contribuir? Pelos teus IPs, a úncia coisa que vieste fazer foi criticar... --Slade 01:47, 23 Abril 2006 (UTC)
pessoal, independente da crítica ter sido feita de maneira construtiva ou simplesmente destrutiva, por alguém que não contribui, como destaca o Slade, isso não torna o ponto menos carente de atenção. Sou abertamente apaixonado pelo sistema wiki e acredito que este substituirá as outras versões não-interativas dos meios de comunicação de massa tradicionais. Mas este novo meio está longe de estar acabado, é um meio em evolução. O ponto da imparcialidade é indiscutível, seremos sempre parciais, as nossas palavras refletem de alguma forma o que acreditamos. Além disso, outros pontos merecem destaque. Por exemplo, na escolha das manchetes: qual manchete colocar na "capa" e qual não? Ao meu ver o uso de notícias na página principal vai contra o espírito wiki, por ser uma forma vertical de se expor as notícis, e não horizontal, onde todas encontram-se no mesmo nível. Gostemos ou não do google, ou até os fóruns do orkut, estes ainda tem alguns pontos mais fortes que o atual sistema wiki e confessar isso é nosso primeiro passo para ultrapassá-los definitivamente - uma questão de tempo, pouco tempo. Outro ponto é a questão de multiplicidade de pontos de vista, pois o consenso nem sempre é possível ou até desejável. A exposição dos dois lados é uma forma muito mais democrática do que tentar achar um meio termo, com o qual nenhum dos dois concorda. Isso é o mesmo que colocar uma mão na água fervendo e a outra no gelo e e afirmar, por "consenso", que a água está morna - NÃO FAÇAM ISSO EM CASA!! O consenso nem sempre é bom, pode acabar se tornando um achatamento dos pontos de vista, sem a pluralidade. A democracia pede que a existência de um não desrespeite a existência do outro. --201.68.71.88 00:56, 11 Novembro 2006 (UTC)
Se registre e poderemos escolher um método de destacamento das notícias. --Slade++ 16:36, 11 Novembro 2006 (UTC)
A sua crítica não tem fundamento. Qualquer pessoa pode escolher os destaques. Basta se registrar, aprender como funciona o projeto e contribuir. Agora, não fazer nada e ainda por cima querer que o pessoa que participa publique as notícias da forma como você imagina (como se eles pudessem adivinhar o que se passa na sua cabeça) é pedir demais. E isto sim é anti-democrático, querer que o projeto faça aquilo que você quer.--Carlosar @ 16h58min de 21 de Julho de 2007 (UTC)

Layout

Que tal abrir uma proposta de reformulação da página principal? --Slade 01:47, 23 Abril 2006 (UTC)

Como dimimuir os espaços em branco que estão aparecendo devido a reformulação de algumas predefinições? Glum 16:54, 27 Maio 2006 (UTC)
Sim, e montar em esquema de caixas, como os portais da wikipédia. --Slade@ 18:00, 27 Maio 2006 (UTC)
É.... não entendo muito de tabelas.. estou patinando ainda nisso.. alguem se voluntaria? Glum 01:02, 28 Maio 2006 (UTC)


Mundial 2006

Reparei que a notícia do Brasil ter perdido com a França está aqui, mas não há nada sobre Portugal ter vencido a Inglaterra e estar nas semi-finais. Não me parece justo.

Apesar do Mundial já ter acabado eu gostaria de lembrar a todos os utilizadores que acham que wikinews tem poucas noticias que eles podem (e devem) criar eles mesmos as noticias, e não ficar à espera que os outros as ponham por eles. Se todos os colaborarem acho que é possivel cobrir quase todas as noticias. --Twocool 12:19, 15 Julho 2006 (UTC)

Bem, só não há uma notícia sobre a vitória portuguesa porque ninguém a criou. Não se trata de discriminação, e sim de falta de força de trabalho. --Slade@ 03:44, 19 Julho 2006 (UTC)

Agenda Cultural

Eu acho que a agenda cultural deveria ser retirada da página principal, uma vez que a maior parte dos países não têm sequer página, e os 3 que têm também não têm nada de util (A do Brasil não tem nada, e a de Portugal e Cabo Verde estão muito desactualizadas), dando uma imagem negative do wikinews. --Twocool 12:30, 15 Julho 2006 (UTC)

Boa ideía. Quando eu tive tempo, reformularei a PP. --Slade@ 03:44, 19 Julho 2006 (UTC)

eleição

Pode ser criado artigo que falei sobre as eleições presidenciais?? E porque sou novo. Grato.'

É claro que pode. Veja alguns exemplos aqui. Para saber como contribuir, por favor, leia: Escrever uma notícia.--Carlosar 12:39, 21 Julho 2006 (UTC)


Eu também criei um projeto especial para as eleições. Veja aqui.--Carlosar 12:40, 21 Julho 2006 (UTC)

Seria interessante se votasse. Eu já votei. --Slade@ 17:43, 22 Julho 2006 (UTC)

Dimensões das figuras

As figuras da página precisam ter dimensões menores. A página não se ajusta em resolução 800x600 como está. Fábio Soldá 01:22, 16 Outubro 2006 (UTC)

Vou ajustá-la para 1024x768. --Slade++ 01:03, 5 Novembro 2006 (UTC)