Discussão:Músicos cubanos desaparecem em Pernambuco

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Fonte: Wikinotícias

Resposta da Embaixada de Cuba ao Fantástico[editar código-fonte]

Brasilia, 17 de dezembro de 2007

Sr. Luiz Nascimento Programa Fantástico Rede Globo

No programa Fantástico do domingo, 16 de dezembro de 2007, propalou-se uma entrevista com três músicos cubanos que decidiram residir no Brasil e solicitaram adquirir a figura do asilo político, prática à qual alguns apátridas recorrem com o objetivo de lograr a residência no estrangeiro. E para a qual sequer se qualificam pois tais cidadãos em nenhum momento foram vitimas de qualquer perseguição política e sua viagem ao Estado de Pernambuco, no Brasil, realizou-se através do Instituto Cubano de Amizade aos Povos.

Chama a atenção a forma visceralmente desrespeitosa, difamatória, parcial e toscamente manipulada com que o programa Fantástico fez alusão à realidade, somando-se desta forma à campanha mediática anti cubana dirigida pelo governo estadunidense com a finalidade de difamar a imagem de Cuba e semear uma imagem de opinião negativa da revolução cubana. Com o programa de ontem, o Fantástico decidiu, aparentemente, juntar-se de forma servil à política de agressão mediática da atual administração estadunidense e da máfia cubana-estadunidense de Miami contra o povo cubano.

Nesse sentido observa-se que o programa Fantástico não faça a mínima menção a que:

- O criminoso bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra Cuba, que dura já quase meio século e que, para ilustrar algum dos dados ocasionados por esta guerra econômica imposta de forma unilateral pelos Estados Unidos contra Cuba e sobre a qual o programa Fantástico tampouco disse uma Palavra, a Embaixada de Cuba, permite-se recordar que:

1 - Segundo cálculos conservadores, o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra Cuba provocou a Cuba perdas de mais de 89 bilhões de dólares. Isto significa, ao valor atual do dólar, nada menos de 222 bilhões de dólares Qualquer pessoa pode compreender o nível de desenvolvimento econômico e social que Cuba haveria alcançado se não tivesse estado submetida a esta guerra econômica implacável e obsessiva.

2 - O bloqueio é hoje o principal obstáculo ao desenvolvimento e o bem estar dos cubanos e uma violação flagrante, massiva e sistemática dos direitos do povo cubano.

3 - O bloqueio pretende dobrar ao povo cubano pela fome e pelas enfermidades. A essência do bloqueio estadunidense contra Cuba explicou-se em uma reunião dirigida pelo então Presidente Dwight Eisenhower, em 1960:

"...recomendo ao nosso Congresso que dê provas de seu apoio e solidariedade a favor de uma mudança fundamental em Cuba ao manter nosso embargo...".


4 - Só sete de cada dez cubanos conheceram a ameaça perene de agressão contra a Pátria Cubana e as penúrias econômicas causadas pela perseguição implacável do bloqueio.

5 - Os Estados Unidos ignoraram, com arrogância e cegueira política, as dezesseis resoluções adotadas pela Assembléia Geral das Nações Unidas pelo voto da quase totalidade de seus Estados Membros, pedindo o levantamento do bloqueio contra Cuba. Ao contrário, durante o ultimo ano adotaram novas medidas, que endurecem mais as sanções e a perseguição extra territorial das relações de Cuba com outros paises.

6 - O Bloqueio nunca foi aplicado tão covardemente como no último ano. A 14 de agosto de 2006 o Governo dos Estados Unidos chegou ao extremo de multar a Alainça das Igrejas Batistas, alegando que alguns de seus fiéis "fizeram turismo" durante uma visita religiosa a Cuba. Em dezembro de 2006, o Governo dos Estados Unidos proibiu às companhias estadunidenses de fornecerem serviços de internet a Cuba. Portanto, se em Cuba se tenta acessar o serviço do Google Earth, como fazem milhões de usuários todos os dias em todo o mundo recebe-se como resposta que: "o produto não se encontra disponível em seu pais".

7 - As crianças cubanas não podem receber o o inhalador anestésico Sevorane, da companhia estadunidense Abbiot, que é o melhor para a anestesia geral pediátrica. Cuba tem que usar substitutos de menor qualidade. O Presidene Bush explicará isso seguramente dizendo que essas crianças cubanas são "vitimas colaterais" de sua guerra contra Cuba. As crianças cubanas afligidas por arritmias não podem receber marca passos que a empresa estadunidense Saint-Jude vendia a Cuba. Foi muito forte a pressão do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, com o que a Saint-Jude viu-se obrigada a romper com Cuba.

8. O Bloqueio persegue os intercâmbios e as relações humanas entre os povos de Cuba e dos Estados Unidos. Impede, além disso, as relações normais entre as famílias cubanas de um e do outro lado do estreito da Florida. Multas de até hum milhão de dólares para as empresas e 250 mil dólares para os indivíduos e penas de prisão de até 10 anos para os infratores é o preço que tem que arriscar um estadunidense para vir como turista a Cuba ou um cubano residente nos Estados Unidos se quiser visitas a um familiar doente em Cuba.

9 - A aplicação extraterritorial das leis estadunidenses em menosprezo aos legítimos interesses de terceiros paises de investir e desenvolver relações econômicas e comerciais normais com Cuba, é outro dos efeitos do criminoso bloqueio econômico, comercial e financeiro compreendido entre maio de 2006 e maio de 2007. Ao menos 30 paises - inclusive o Brasil - vêem-se afetados pelas disposições extraterritoriais da política estadunidense de bloqueio contra Cuba.



Frente a essas omissões, considera-se oportuno recordar ao programa Fantástico alguns exemplos:

- A 28 de julho de 2006 foram aplicadas ao Banco "Netherlands Caribbean Bank", das Antilhas Holandesas, as regulamentações do bloqueio, incluído o congelamento de contas nos Estados Unidos e a proibição de qualquer transação de cidadãos e entidades estadunidenses com o referido Banco.

- A 4 de maio de 2007, a empresa britânica PSL Energy Services foi multada em 164 mil dólares por exportar para Cuba equipamentos e serviços para a industria de petróleo.

- Tampouco os compressores marca Sabroe puderam ser exportados para Cuba, depois que a Companhia dinamarquesa que os produz foi adquirida por uma empresa estadunidense.

- A multinacional estadunidense General Eletric adquiriu a empresa finlandesa Datex-Ogmeda. Só até esse dia Cuba pôde seguir comprando os excelentes equipamentos de anestesia e monitoração multipropósito, fabricados na Finlândia e que Cuba adquiria tradicionalmente.

- Quando o Instituto de Nutrição e Higiene dos Alimentos de Cuba tratou de comprar à companhai japonesa Shimadzu um espectrofotômetro infravermelho, deparou-se com o fato de que isso estava proibido pelo bloqueio, pois esse equipamento tem mais de 10% de componentes estadunidenses.

- A empresa alemã Basf AG não pôde vender um produto herbicida a Cuba, nem a partir da Alemanha, nem de suas sucursais na América latina, porque o ingrediente ativo é de origem estadunidense.

- Desde que, ao final de 2006, a empresa de cruzadores espanhola Pulmantur foi adquirida pela estadunidense "Royal Caribbean", o cruzador Holiday Dream, propriedade da primeira, teve que suspender suas operações em Cuba.

- Em dezembro de 2006, a gerencia do Hotel Scandic, da Noruega, que havia sido comprado em março de 2006 pela cadeia hoteleira estadunidense Hilton, cancelou as reservas que uma delegação cubana havia feito para hospedar-se durante uma feira internacional de turismo. Isso provocou um grande escândalo e um generalizado protesto da opinião publica norueguesa. Contudo, o mais incrível foi que a porta voz do Grupo Hilton em Londres anunciou publicamente que dita cadeia proibiria a hospedagem de cubanos em todos seus hotéis ao redor do mundo, pois do contrario estaria sujeita a multas ou poderia sofrer até prisões segundo as leis do bloqueio.

10. O episodio mais notório ocorrido este ano a respeito do bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba foi sem duvida, a guerra sem quartel empreendida pelo Departamento do Tesouro estadunidense contra as relações de Cuba com instituições financeiras e bancárias de outros paises.

Isso foi possível especialmente depois que o Governo dos Estados Unidos e seus serviços especiais tiveram acesso à informação confidencial da Sociedade para as Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (SWIFT), instituição através da qual se realiza praticamente a totalidade dos pagamentos e intercâmbios de mensagens que se produzem entre as instituições financeiras de todo o mundo.

No ultimo ano, mais de vinte bancos de diversos paises foram grosseiramente ameaçados com o fim de interromperem qualquer tipo de relação ou transação com Cuba.

- O programa Fantástico tampouco fez referencia a que no contexto da guerra econômica contra a Revolução Cubana a política migratória dos Estados Unidos constitui um dos mais importantes instrumentos da hostilidade estadunidense a Cuba, com o objetivo de desestabilizar a sociedade cubana, desacreditar seu modelo político, drenar de Cuba seu capital humano e assentar as bases para a criação de movimentos contra revolucionários encarregados de realizar ações terroristas e agressivas contra o povo cubano. Sobre este aspecto o programa Fantástico não fez nenhuma menção, razão porque se considera oportuno recordar que:

1 - Antes do triunfo da Revolução, os cidadãos cubanos que desejavam viajar ou emigrar aos Estados Unidos recebiam igual tratamento que um cidadão de qualquer outro pais e deviam realizar igualmente a tramitação correspondente.

2 - Contudo, a partir de 1º de janeiro de 1959, os Estados Unidos aplicaram uma política migratória diferente para Cuba, dirigida, em um primeiro momento, para oferecer proteção e asilo aos assassinos, carcereiros, torturadores, malversadores e ladrões, pertencentes à tirania encabeçada por Fulgêncio Batista - sem atender jamais às solicitações de extradição oficialmente apresentadas contra os mais notórios criminosos - e posteriormente a estimular a emigração legal de cidaeãos cubanos para esse pais, dando prioridade aos profissionais e pessoal qualificado.

3. De maneira escalonada, Washington foi suspendendo os vôos regulares e as vias de saída legal de Cuba, ao tempo em que se outorgava automaticamente o status de refugiado a todo cidadão cubano que chegasse ao território estadunidense, atingindo o extremo de criar condições financeiras especiais para apoiar os emigrantes cubanos. Basta mencionar que, entre 1959 e 1962, emigraram para os Estados Unidos 274.000 cubanos, dos quais os primeiros 70.000 ingressaram no território estadunidense sem que prestasse qualquer tramitação migratória.

4. A máxima expressão da política migratória criminosa, imoral e discriminatória dos Estados Unidos contra Cuba é a "Lei de Ajuste Cubano", engenho legislativo adotado em 1966, com o deliberado propósito de incentivar as saídas ilegais de cidadãos cubanos para esse pais. Única desse tipo no mundo, que oferece aos cubanos que chegam aos Estados Unidos por vias ilegais privilégios que não recebem cidadãos de nenhuma outra nacionalidade ou de nenhum outro pais.

5. A incongruente e arbitraria política migratória aplicada pelos Estados Unidos contra Cuba provocou, desde 1965, três grandes ondas migratórias. Camarioca, 1965; Mariel, em 1980; e a denominada "crise dos balseros", em 1994. Com resultado das duas ultimas crises migratórias mencionadas produziram-se vários encontros de conversações entre Cuba e Estados Unidos, que concluíram inicilamente com a assinatura, em 1984, do Acordo de Normalização das Relações Migratórias entre ambos os paises e, mais tarde, do Acordo Migratório de 9 de setembro de 1994 e a Declaração Conjunta de 2 de maio de 1995.

No entanto, os reiterados descumprimentos desses Acordos por parte dos Estados Unidos, junto a sua atitude irresponsável de continuar incentivando a emigração ilegal e admitir em território estadunidense, em virtude da Lei de Ajuste, os cubanos que se transferiram para ali como clandestinos, seqüestradores de aeronaves ou embarcações marítimas, ou simplesmente como "balseros", impedem que a emigração entre ambos paises tenha lugar de forma segura, legal e ordenada.

A marcha do cumprimento dos Acordos Migratórios foi revisada em 13 encontros de conversações, efetuadas desde o 1º de setembro de 1994 até o presente. Nessas reuniões Cuba chamou a atenção sobre as irregularidades no cumprimento dos Acordos por parte dos Estados Unidos e que contradizem e violam a letra e o espírito daqueles documentos.


6. A obstinada aplicação da Lei de Ajuste Cubano constitui a base do problema migratório existente entre os dois paises: o fenômeno cada vez mais crescente da emigração ilegal e o tráfico ou contrabando de pessoas com destino aos Estados Unidos.

7. Cuba, por sua parte, cumpriu estritamente com os Acordos subscritos e tomou medidas exemplificadoras contra os traficantes de pessoas, sem receber colaboração alguma do Governo dos Estados Unidos.

8. Os Estados Unidos não poderão estabelecer disciplina em suas próprias costas enquanto exista a Lei de Ajuste Cubano e, muito menos, enquanto continue financiando, incentivando e aperfeiçoando os métodos de transmissão radiofônica que suscitam as saídas ilegais, como parte da guerra política e psicológica contra Cuba.

9. Sobre as autoridades dos Estados Unidos recai inteiramente a responsabilidade de que, ao longo de três décadas tenham perecido e corram o perigo de perecerem seres humanos, incluindo crianças, que têm sido incitados a cometer tais aventuras como conseqüência de uma política imoral, anacrônica e carente absolutamente de ética e sentido humano.

10. Cuba continuará identificando e denunciando publicamente a esta insensata Lei como "a lei assassina", continuará alertando sobre os graves riscos que provoca e não deixará de denunciar os responsáveis por sua aplicação.


- O programa Fantástico também guardou silencio acerca de que, como resultado da política agressiva das administrações estadunidenses contra Cuba, as famílias cubanas enlutam-se com a perda de seus entes queridos, como resultado dos atos de terrorismo que se realizam a partir do território estadunidense por notórios terroristas de origem cubana, entre eles os integrantes da mal denominada organização "Irmãos do Resgate" e do mais notório terrorista da região, Luis Posada Carriles. O programa Fantástico não diz uma palavra sobre as famílias cubanas que perderam filhos, pais e irmãos, nem sobre os justos reclamos formulados ao governo dos Estados Unidos para que o terrorista internacional Luis Posada Carriles, hoje livre na cidade de Miami e protegido pelo governo do Presidente George Bush, seja julgado como terrorista e colocado na prisão,ou que seja extaditado a Venezuela, como reclamado pelo governo irmão daquele país, por ser responsável entre outros crimes pela explosão de um avião da AVIACION CUBANA em pleno vôo.

- O programa Fantástico não deu uma só palavra sobre os cinco cubanos lutadores anti terroristas: Geraldo Hernández Nordelo, Ramón Labañino Salazar, Fernando González Llort, Antonio Guerrero Rodriguez e René González Sehwerert, que estão como presos políticos nos cárceres estadunidenses, submetidos a injustas e severísimas condenações, submetidos a celas especiais de castigo por períodos prolongados e a outras crueldades, desumanas e degradantes, por mais de nove anos. O programa Fantástico tampouco fez referencia aos protestos do povo cubano para que eles sejam postos em liberdade. Do mesmo modo, o programa Fantástico não fez a mínima menção à campanha internacional que se leva a cabo em todo o mundo por sua libertação, nem à justa exigência do povo cubano para que Adriana Pérez O´Connor, esposa de Gerardo Hernández Nordelo e Olga Slanueva Arango, esposa de René González Sehwerert, possam visitar a seus esposos, aos quais não puderam ver desde 1996, o que suscitou o protesto internacional pelo respeito aos seus direitos e o pleito ao Presidente e ao Governo dos Estados Unidos para permitir a essas duas mulheres, filhas do povo cubano, visitarema seus esposos, nas prisões onde cumprem severas penas.

- Igualmente, o programa Fantástico ocultou que Cuba foi o primeiro pais latinoamericano que erradicou o analfabetismo e que estabeleceu um caráter universal e democrático à Educação, que permite que o acesso a uma educação de qualidade a toda sua população sem distinção de raça, religião e posição econômica e política; e que Cuba exibe hoje os melhores índices de educação da América Latina.

- Igualmente, o programa Fantástico ocultou que Cuba garante uma atenção médica gratuita e de qualidade a toda a população cubana, o que se converteu, desde os primeiros momentos do triunfo da Revolução, em um dos seus paradigmas sociais fundamentais, o que corresponde à essência humanista e de justiça social que caracteriza o processo revolucionário cubano.

Hoje Cuba conta com 381 áreas de saúde com cobertura completa com programa do Médico da família, os quais superam a cifra de 28.000 médicos, distribuídos em todo o pais, o que permite que Cuba exiba os melhores índices de saúde da América Latina e tenha superado a situação existente antes da revolução cubana - antes de 1º de janeiro de 1959, onde a situação médica e hospitalar se caracterizava pelo predomínio de serviços de caráter privado e mutualista. Esta modalidade nos serviços de saúde impedia o acesso às pessoas de mais baixa renda, que contavam como única opção as Casas de Socorro, que atendiam principalmente os casos de urgência. As instalações e o pessoal médico estavam radicados fundamentalmente na capital do pais, onde se concentravam 65% os médicos e 62% dos leitos hospitalares existentes. Nas zonas rurais praticamente não existia atenção médica e contava-se com apenas um hospital rural. Talvez seja a esta situação que a contra revolução cubana, a atual administração estadunidense e seus testas de ferro da imprensa internacional de direita aspiram a que retorne Cuba.

- Igualmente o programa Fantástico ocultou que Cuba tem mais de 37.000 colaboradores cubanos da saúde trabalhando em 79 paises, dos quais mais de 18.000 médicos. Nem tampouco o programa Fantástico fez referencia a que brevemente Cuba chegará a um milhão de pacientes operados gratuitamente através da Operação Milagre. Um milhão de pacientes de 32 paises recuperaram a visão nos últimos anos como resultado da Operação Milagre impulsionada por Cuba, operados por médicos, enfermeiras e técnicos cubanos, em Cuba e em outros paises.

- Igualmente o programa Fantástico ocultou que em Cuba estudam hoje, como bolsistas do Governo cubano, em suas universidades, quase 30.000 estudantes de 121 paises, filhos de famílias pobres, muitas vezes de áreas rurais de seus paises. Desses quase 30.000 estudantes, 23.000 preparam-se como médicos em Cuba.

- Igualmente o programa Fantástico ocultou que Cuba, através do método de alfabetização "Eu sou o povo", projetado por professores cubanos e aplicado com a participação de milhares de assessores pedagógicos cubanos, alfabetizou já mais de 2.700.000 analfabetos em 22 paises; e que estudam hoje, alfabetizam-se e aprendem a ler e a escrever nas línguas de seus paises, não apenas em espanhol, se não em outros idiomas, outros 6.000.000 analfabetos.

- Igualmente, o programa Fantástico ocultou que Cuba apesar de ser um pais de escassos recursos e submetido por mais de quatro décadas a um cruel e genocida bloqueio econômico, comercial e financeiro por parte do governo dos Estados Unidos, formou mais de 30.000 estudantes africanos e cerca de 2.000 jovens de 44 paises da África estudam hoje em suas universidades. Deles mais de 700 cursam estudos médicos.

- Igualmente, o programa Fantástico ocultou que até a África chegaram também dezenas de milhares de médicos, professores, engenheiros e construtores cubanos. Mais de 2.400 colaboradores cubanos se encontram hoje prestando seus serviços desinteressadamente em paises africanos. Deles, cerca de 2 mil médicos, enfermeiras e técnicos da saúde cubanos trabalham no combate à AIDS, à tuberculose, à malária e outros males que seguem assolando o continente.

- Igualmente, o programa Fantástico ocultou que, como resultado do Programa Integral de Saúde os médicos cubanos salvaram a vida a mais de 730.000 africanos e atualmente leva-se a cabo em vários paises da África, um programa de alfabetização para ajudar a diminuir a critica situação de analfabetismo de que padece esse continente.

- Igualmente, o programa Fantástico ocultou que, quando foi necessário, sangue cubano foi derramado na África. De lá Cuba só trouxe de volta os restos mortais de seus combatentes. Cuba não foi em busca de ouro, diamantes ou petróleo. Os cubanos foram a lutar pela liberdade, contra o colonialismo e contra o apartheid. Mais de 350.000 combatentes voluntários cubanos, homens e mulheres, foram a derrotar as tropas do apartheid, tornando possível o desaparecimento, em pleno século XX, de uma forma brutal de discriminação e exclusão dos homens pela cor de sua pele, onde caíram mais de 2.000 filhos do povo cubano combatendo ali e tornando possível a preservação da integridade territorial de Angola, o surgimento da Namíbia como um pais independente, a libertação de Nelson Mandela e a desmontagem do cruel sistema do apartheid, que pôde ser mantido pelo apoio vergonhoso de muitos dos que hoje tratam de esquecer esse passado do qual foram cúmplices, ao qual ajudaram a armar, ao qual ajudaram a violar as resoluções das Nações Unidas, em primeiro lugar, os Estados Unidos da América do Norte.

Finalmente, a Seção de Imprensa da Embaixada de Cuba no Brasil, deseja expressar de forma clara, contundente e firme que nem as manipulações que o governo dos Estados Unidos tem montado, com a participação às vezes de alguns poucos mercenários, aos quais pagam e dirigem contra Cuba, nem as ameaças, nem seu dinheiro abundante para pagar traições e deslealdades, nem suas campanhas mediáticas, nem seu poderio sobre os meios de comunicação internacionais, nem suas pressões nem agressões farão desistir ao povo cubano de seu rumo de defesa de sua liberdade e justiça social para o seu povo e para outros povos do terceiro mundo.

Cuba, Sr. Luiz Nascimento, não se renderá. Luta e lutará com a convicção de defender hoje os direitos alcançados pelo povo cubano a partir da Revolução Cubana de 1º de janeiro de 1959, que brevemente entrará em seu 50º aniversário e não renunciará tampouco a defender também os direitos de todos os povos do terceiro mundo.


Seção de Imprensa da Embaixada de Cuba no Brasil.