Dinossauros mais antigos do mundo são gaúchos

Fonte: Wikinotícias

7 de agosto de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Pampadromaeus barberenai

Os dinossauros mais antigos do mundo são gaúchos!

Ao menos é isto que reconheceu o Guinness World Records, depois de analisar estudos apresentados por um grupo de pesquisadores de Paleontologia do Rio Grande do Sul.

Segundo o estudo, rochas contendo fósseis que datam de até 233,2 milhões de anos atrás, período correspondente à idade ladiniana do final do período Triássico, provam que os dinossauros mais antigos viveram na Região de Santa Maria, que fica no centro do estado.

Nesta região, chamada Formação de Santa Maria e que engloba uma vasta área entre as cidades de Venâncio Aires e Mata, foram encontrados fósseis do Saturnalia tupiniquim, o Nhandumirim waldsangae, o Buriolestes schultzi, o Pampadromaeus barberenai, o Bagualosaurus agudoensis, o Gnathovorax cabreirai e o Staurikosaurus pricei, todos eles bípedes herbívoros relativamente pequenos.

Nova categoria

O Guinness não tinha uma categoria de “dinossauro mais antigo”, mas segundo o professor e paleontólogo Sérgio Cabreira, que trabalhou em diversas expedições que descobriram os fósseis, o grupo enviou uma petição e apresentou os dados coletados, que foram analisados por uma equipe de consultores de Paleontologia do Guinness.

O Guinness deve publicar o recorde no ano que vem.

Fontes