Dia de Nossa Senhora dos Navegantes: fiéis prestam homenagens em todo Brasil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


2 de fevereiro de 2020

Fiéis de todo Brasil prestaram hoje homenagens a Senhora dos Navegantes – segundo o catolicismo – ou a Iemanjá – segundo as religiões afro-brasileiras. Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a procissão contou com a participação de cerca de 200 mil pessoas que caminharam até o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes. Também houve uma procissão de barco pelas águas do Rio Guaíba.

Já na cidade do Rio de Janeiro, o cortejo Presente de Iemanjá, organizado pelo Afoxé Filhos de Gandhi, começou às 7 horas da manhã na rua Camarino, rumo ao Museu do Amanhã, onde um barco esperava para receber as oferendas, enquanto que na Bahia, em diversos pontos da Orla de Salvador, as homenagens começaram de madrugada. No Rio Vermelho, por exemplo, pescadores realizaram uma alvorada às 5 horas, agradecendo pela fartura trazida pelo mar.

Patrimônio cultural e imaterial

Na capital gaúcha a procissão já é realizada há 145 anos e é parte do Patrimônio Imaterial de Porto Alegre. Já na capital baiana a festa foi declarada Patrimônio Cultural de Salvador este ano, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Fontes

Procissão de Navegantes reúne milhares pelas ruas de Porto Alegre, Correio do Povo, 02 de fevereiro de 2020.

Afoxé Filhos de Gandhi homenageia Iemanjá com cortejo no Rio, Extra, 02 de fevereiro de 2020.

Baianos e turistas celebram Iemanjá em Salvador; multidão se forma no Rio Vermelho, G1, 02 de fevereiro de 2020.


Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com