Derrotados, Ciro Gomes e Simone Tebet declaram apoio a Lula
5 de outubro de 2022
Simone Tebet declarou hoje seu apoio a Lula no segundo turno das eleições presidenciais deste ano. Ciro Gomes havia declarado apoio ontem. No caso de Tebet, o seu partido, o MDB, não obrigará seus filiados a seguirem a decisão, mas no caso de Ciro, a declaração foi de todo PDT.
Ainda no domingo passado, após o TSE revelar que Lula e Bolsonaro iriam disputar o segundo turno, Tebet disse para seus partidários: "Tomem logo a decisão, porque a minha já está tomada. Eu tenho lado e vou me pronunciar no momento certo. Só espero que vocês entendam que este não é qualquer momento no Brasil. Há muito, sim, o que refletir, mas jamais nos omitir".
Hoje, após oficializar seu apoio, ela disse: "o que está em jogo é muito maior do que cada um de nós. Votarei com a minha consciência e a minha razão, e a minha consciência me diz que omitir-me seria trair a minha trajetória de vida pública. (...) Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial em seus últimos dias de campanha, quando chamou para si o voto útil, depositarei nele o meu voto, porque reconheço nele o seu compromisso com a democracia e a Constituição, o que desconheço no atual presidente".
O segundo turno das eleições acontece no dia 30 próximo.
Notícias Relacionadas
Fontes
- Tebet oficializa apoio a Lula contra Bolsonaro no segundo turno — CNN Brasil, 5 de outubro de 2022
- MDB de Simone Tebet libera membros do partido a apoiarem Lula ou Bolsonaro — MDB, 5 de outubro de 2022
- Ciro defende apoio “crítico” a Lula em reunião do PDT — Poder 360, 5 de outubro de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |