Tempestade subtropical Ubá se forma no Sul do Brasil

Fonte: Wikinotícias

10 de dezembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ubá na costa do Sul em 10 de dezembro

Segundo uma carta sinótica do Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil (CHM), o ciclone subtropical que se formou na costa do Sudeste e havia sido rebaixado a ciclone extratropical no dia 9 de dezembro voltou a se intensificar e, na madrugada do dia 10, o órgão informou que uma depressão subtropical tinha se formado.

Horas depois de o distúrbio se formar, o Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil (CHM) divulgou um boletim especial informando que a depressão havia se intensificado e se transformado na tempestade subtropical "Ubá" (que significa "canoa indígena"). Apesar dos informes, não há riscos de chuvas fortes no Sul do Brasil (RS, em SC e no PR), porém o mar fica muito agitado com ondas de até 3m de altura e as rajadas de vento podem passar dos 50km/h.

Enquanto a depressão está no Sul, a Bahia contabiliza os prejuízos que este ciclone e a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) causaram. Só para se ter uma ideia, choveu em um dia na capital Salvador incríveis 110 milímetros.

Fonte