Depois de Merkel: qual o papel da Alemanha no cenário global

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

20 de setembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Enquanto a Alemanha se prepara para eleger um novo líder nas eleições marcadas para 26 de setembro, a sucessora da chanceler Angela Merkel enfrentará uma série de desafios geopolíticos imediatos. Entre as mais urgentes está a ascensão da China.

Hamburgo é o maior porto da Alemanha, movimentando mais de 8,5 milhões de contêineres por ano, e uma artéria chave para a maior economia e exportador da Europa. Se os planos atuais forem aprovados, uma grande parte do porto em breve será vendida para Pequim.

Mais de 30% dos contêineres movimentados em Hamburgo são enviados de e para a China, quatro vezes mais do que o segundo colocado, os Estados Unidos. A empresa de navegação estatal chinesa Cosco quer comprar um terço das ações do terminal.

HHLA, empresa que atualmente controla a Tollerort, afirma que o negócio é um passo natural em um relacionamento em evolução. “Queremos vincular a Cosco, com quem trabalhamos juntos há 36 anos, mais perto de nós”, disse recentemente a jornalistas a chefe do HHLA, Angela Titzrah. O prefeito de Hamburgo também apóia o acordo e diz que ele é vital para o crescimento diante da concorrência na Holanda e Bélgica.

Os críticos dizem que a Alemanha deveria ser muito mais cautelosa com o acordo. Jürgen Hardt é um legislador dos democratas-cristãos de Angela Merkel. “Na China, os planos de negócios não são principalmente a razão para fazer negócios, mas (são) decisões políticas do Partido Comunista”, disse Hardt. “Portanto, devemos olhar com muito cuidado para tal negócio. Eu preferiria ter uma troca de ações entre o porto de Hamburgo e talvez o porto de Xangai. ”

Hardt diz que isso é improvável, já que a China não permite que empresas estrangeiras sejam proprietárias de sua infraestrutura.

Fontes


Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit