Depois de 14 anos, Córdova, na Argentina, teve neve

Fonte: Wikinotícias

20 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Por Meteored Argentina

Tiveram que se passar 14 anos para a cidade de Córdova [às vezes também Córdoba] registrasse neve com intensidade novamente, na madrugada do dia 16 de junho de 2021.

Após a entrada do ar polar na última segunda-feira em grande parte da Argentina, as temperaturas despencaram e chegaram os dias mais frios do ano. Há vários dias se antecipavam nevascas em diferentes regiões do país, incluindo o noroeste, oeste e as zonas montanhosas de San Luis e Córdoba.

Mas, o que parecia muito difícil, finalmente aconteceu. Uma nevasca persistente sobre “La Docta” que deixou os cordoveses em suspense à noite, fazendo com que saíssem cedo para registrar este momento inesquecível.

No aeroporto de Córdoba, a temperatura permanecia muito baixa nas primeiras horas da manhã, apenas alguns décimos de graus. No pico da nevasca, na madrugada, a visibilidade foi reduzida para menos de 3 km.

Segundo o portal de notícias local Cadena 3, o manto branco chegou a mais de 2cm em diferentes pontos altos da província, como Villa Carlos Paz, Alta Gracia, Calamuchita, La Cumbrecita e La Falda, entre outros.

O evento obrigou à interrupção total da rota provincial E-34 (no Caminho de las Altas Cumbres) devido ao congelamento do asfalto. O Camino del Cuadrado e a rota provincial E-98, no quilômetro 20 (no município de Río Ceballos), também foram interditados.

Qual é a causa desta queda de neve histórica?

As nevascas na capital cordovesa são muito raras, ao contrário das que acontecem nas zonas montanhosas, que tendem a ocorrer em maior ou menor grau a cada temporada. A última vez que nevou na capital da Província de Córdova foi em 9 de julho de 2007, quando nevou também na cidade de Buenos Aires.

Ambas as situações tiveram um denominador comum pelo aspecto meteorológico que raramente ocorre: a chegada de um sistema de baixa pressão pelo Oceano Pacífico que favoreceu o aumento da nebulosidade, imediatamente após a passagem de uma frente fria que deixou o ambiente com temperaturas muito baixas, como acontecia no dia 16 passado.

Esta é, sem dúvida, a situação meteorológica por excelência para que ocorram nevadas notáveis ​​nas zonas baixas da faixa central do país.

Notícia Relacionada

Fontes