Departamento de Estado dos EUA publica relatório de pesquisa sobre desafios da China

Fonte: Wikinotícias

18 de novembro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou um relatório de pesquisa na terça-feira (17 de novembro), resumindo os vários comportamentos do Partido Comunista Chinês, analisando as raízes ideológicas por trás desses comportamentos e a vulnerabilidade do regime comunista chinês e fornecendo conselhos sobre como o país deve responder à China. No entanto, um alto funcionário do Conselho de Estado enfatizou que este é apenas um relatório de pesquisa sobre a China, não um documento de política, e não tem a intenção de definir o tom para a política do próximo governo para a China.

O relatório de pesquisa chamado Os Elementos do Desafio da China afirma que nos Estados Unidos e em outros países do mundo, mais e mais pessoas percebem que o Partido Comunista Chinês (PCC) iniciou uma grande competição de poder. No entanto, poucas pessoas podem discernir claramente o padrão de penetração da China em todas as regiões do mundo.

O relatório caracteriza o regime comunista chinês como "um grande país governado por um regime autoritário baseado na ditadura marxista-leninista do século 20".

O desafio da China para os Estados Unidos

O relatório consiste em cinco partes: o desafio colocado pela China, o comportamento e suas raízes ideológicas, a vulnerabilidade e a garantia da liberdade.

Um oficial sênior do Departamento de Estado dos EUA que participou da preparação deste relatório disse que o foco do relatório é explicar que as ambições do PCC são globais e os desafios para os Estados Unidos são severos.

O relatório disse: "O Partido Comunista da China não está apenas focado na posição dominante na ordem mundial estabelecida, mas para revisar fundamentalmente a ordem mundial, colocar a República Popular da China no centro e servir aos objetivos autoritários e ambições hegemônicas de Pequim".

O oficial disse que este relatório “é para enumerar todos os comportamentos do PCCh no mundo que podem ser coletados por todos os sistemas do Conselho de Estado, e então ter uma certa análise do histórico, conhecimento e raízes ideológicas do comportamento da China”.

Fontes